terça-feira, 3 de maio de 2011

Triste (iníco de) fim!

Domingo, dia 15 de maio, teremos a segunda etapa da F46 2011 no Top Kart Barra. Sob muitas suspeitas e desconfianças, a etapa será realizada no kartódromo que até o ano passado era sempre o escolhido para abrir a temporada da F46. Foi assim durante cinco anos e em muitos deles com 100% de presença dos pilotos. A opção é boa e diferenciada, já que apresenta uma pista travada com um motor de 9 hp, o que seleciona pilotos não só pela técnica como também pela resistência.
Apesar dos pontos positivos e saudosismo a parte a situação no local é extremamente preocupante. Não corro lá desde outubro do ano passado e a última corrida que assisti foi a final do CCK. Nas duas oportunidades havia um tal de kart 10 que ganhava qualquer corrida com um pé nas costas e uma mão coçando a barriga. Equilíbrio totalmente inexistente, o que prejudica demais os grupos de kart indoor que prezam pela igualdade entre os karts para que suas disputas tenham sentido. Mesmo sem comparecer ao estabelecimento há mais de 6 meses, o que tenho ouvido é de deixar qualquer um de orelha em pé. O Top Kart Barra tem seguido a passos largos o seu irmão do Norte Shopping, lugar onde só se visa alugar kart para "pilotos de férias" e não se dá a mínima para grupos de indoor, muitas vezes faltando inclusive com respeito para com aqueles que ajudaram o estabelecimento revelando o esporte para novos pilotos e aumentando a clientela. Além da questão do equilíbrio existe um outro ponto ainda mais preocupante: a segurança. Um grave acidente com o piloto Flavinho Costa acendeu a luz amarela sobre a segurança no kartismo carioca em geral. O piloto sofreu queimaduras graves devido um vazamento de combustível e precisou se submeter a cirurgia. Até hoje não se vêm extintores no kartódromo e nem a obrigatoriedade do macacão, algo que na situação com certeza minimizaria muito a tragédia. Uma etapa do Kart GP e um Endurance organizado pelo Filipe Jorge e Thiago Amorim foram cancelados devido às condições do local. Especula-se sobre uma mobilização para Guapimirim, que aparentemente agora está cumprindo as promessas de anos atrás.
É muito triste encontrarmos os kartódromos no Rio de Janeiro em situação tão precária. Amigos relataram que no Rio Shopping a telemetria era feita na mão pelos fiscais, deprimente! Foi-se o tempo em que tinhamos várias opções e era possível ser feito um campeonato diversificado alegrando a todos os gostos. Muito em breve nos restará apenas como opções Point Kart e o Kartódromo Volta Redonda e, quem sabe (tomara!), Guapimirim.

7 comentários:

  1. Fala Marcel,

    Realmente é muito triste a situação do Kartismo Indoor carioca.
    Como você comentou, eu estava no evento em que a telemetria do Rio Kart estava sendo feita na mão! Foi precário.

    Inclusive nossa próxima etapa seria no Top Kart Barra, mas o depoimento do pessoal da F46 está nos fazendo pensar tb.

    Corri duas etapas lá com os Karts de 6,5hp e eles não pareciam tão discrepantes quanto o kart 10 na última etapa da F46 e a diferença no tempo de volta era menos de 2s.

    Vamos ver. Nessa semana pretendo treinar para a F46 Open e vou poder ver as condições de lá.

    Abraços!!

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  2. Olá Marcel,

    O BondKart realizou em 17 de Abril uma etapa no kartódromo. O clima era de um pouco de apreensão face ao grave acidente relatado. Mas, tudo ocorreu bem. O grupo foi bem recebido nas dependências do kartódromo.

    Os karts não estão equilibrados, mas nada que inviabilizasse uma etapa. Fica como registro que em alguns pontos a pista está muito ondulada.

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  3. Esse relato traz um pouco de alívio, Newton (?). Mas mesmo assim, o TKB já foi um lugar de muito equilíbrio e me lembro que após um acidente com o Alex Kid (que se machucou e chegou a desmaiar quando uma placa de proteção foi de encontro ao pescoço) o kartódromo passou a exigir macacão para o 9 hp. Hoje a coisa está a bangu, mas nada impede que o grupo exija de seus pilotos, e acho que é o que acontecerá no caso da F46.

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  4. Olá Marcel,

    O BondKart só exige macacão para etapas em kartódromos, que chamamos de competição, como VR, Guapi e Guará. Esses locais já tem uma boa oferta do equipamento. Para indoor, ainda não temos a obrigatoriedade, desde que seja regra do kartódromo.

    Mas qdo corremos de 9HP, não foi exigido o macacão.

    []s

    Newton Chan
    Presidente do BondKart.

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  5. Fala Marcel !

    O Acelera Jatobá andará lá na quinta-feira 05/05. Mês passado andamos lá e tudo correu bem. Há sim, diferenças entre os karts, mas nada que invibialize a realização da etapa, como bem disse o meu amigo do BondKart.
    Me mande um e-mail no dia 06, que te faço um resumo de como foi a etapa.

    Quanto a Guapi, eles parecem que estão no caminho certo agora. Karts de 9 hp a 60 dilmas, e 13 hp a 85 dilmas. Os 13 hp são 5s mais rápidos que os de 9 hp, e no site estima-se a velocidade final de um 9 hp lá no traçado com a reta maior (hoje utilizado), em 85 km/h. De 13 hp, dá pra chegar mais forte que isso naquela curva de 90º que hoje existe, face as obras no traçado que ainda acontecem.

    Em breve vou treinar lá e ver a real situação do lugar.
    Abração!

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  6. Agradeceria bastante o relato, Maurício. Estamos tendo muitos treinos lá, mas é bom saber de uma etapa pra valer mesmo. Tem um pessoal nosso que vai treinar lá dia 05 também numa bateria de 22h.

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  7. Isso não é de hoje. Há quase dois anos, quebrei duas costelas lá. Já me obrigaram a correr com um kart com a roda praticamente solta (mesmo eu reclamando) e já me deram até karts sem freio.O TK do Norte Shopping é até pior. Andei de muletas por duas semanas por conta de um acidente causado por um fiscal despreparado, lá pras bandas de 2003.

    No final das contas, e sem exagero, parei de correr porque me impressionava o descaso com que somos tratados na maioria dos locais. Tirando o Point Kart, pouquíssimos valem a pena.

    Abs.

    Claudio Sarmento

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