sábado, 28 de maio de 2011

Como nasceu o grupo: BV

O "Como nasceu o grupo" de hoje traz ninguém mais ninguém menos que o primeiro grupo de kart indoor do Rio de Janeiro, o BV. Segue relato retirado do site do grupo sofrendo algumas edições, com autorização do presidente Enio Russo.


O Campeonato BV de Kart Indoor surgiu de uma brincadeira entre onze amigos fãs do automobilismo - Marcelo Autran, Eduardo Autran, Paulo Villarim, Enio Russo, Miguel Lopes, Joaquim Melo, Ricardo Lisboa, Ivan Abadesso, Lincoln Souza, David Araújo e Sérgio Monteiro -, que viram nas pistas de kart de aluguel, que surgiram em 1996 nas principais cidades do país e no Rio de Janeiro em particular, um espaço para praticar seu esporte favorito. Do primeiro Campeonato, em 1996, até hoje houve uma grande evolução em termos de organização e porte do campeonato, mas a essência é a mesma: uma grande confraternização entre amantes da velocidade. Já há algum tempo o BV tem se mantido como um dos principais grupos do kart indoor carioca e do Brasil.
O primeiro campeonato em 1996 foi disputado em oito etapas, que percorreram sete pistas diferentes. Um total de treze pilotos disputou as provas. Já em 1997 o grupo experimentou certo crescimento e o campeonato propriamente dito teve sua forma de disputa alterada devido ao aumento do número de participantes. Os pilotos foram divididos em 3 categorias, A, B e C, sendo a A formada pelos pilotos do I Campeonato e as demais preenchidas pelos novos participantes, classificados de acordo com os tempos obtidos numa sessão de qualifying. Em paralelo, foi disputado o Campeonato Inter-Categorias, no qual foram computadas as melhores voltas de cada piloto ao longo das provas do campeonato. Foi instituída a premiação de medalhas para os três primeiros colocados de cada bateria. Um total de 31 pilotos tomou parte nas nove etapas, sagrando-se campeões ao final:
No quarto campeonato em 1999 foi necessária uma renovação total da forma de disputa, devido ao grande aumento do número de participantes. Procurou-se estabelecer uma fórmula que mantivesse a competitividade e o interesse de todos os participantes ao longo de todo o campeonato, dividindo-o em duas fases, uma classificatória e uma decisiva. 
No ano de 2004 verifica-se uma evidente evolução no sentido de atender aos anseios dos pilotos fixos ou convidados. Passou-se a usar uma designação diferente para os pilotos inscritos regularmente e que passaram a ser chamados de titulares (antes efetivos) e os demais de reservas (antes convidados) e, além disso, foi introduzida uma importante modificação no regulamento, velho anseio de vários pilotos por muitos anos: o uso de lastro. Essas duas práticas são sempre um forte indício de que o campeonato almeja atrair mais pilotos para suas competições apresentando a todos mais equilíbrio.
Algo louvável na história do BV foi a precoce exigência do uso obrigatório de Luva, macacão e capacete em suas corridas de 2005. Tal prática tende a ser adotada por outros grupos num futuro próximo, numa época em que a segurança dos kartódromos vem sendo amplamente debatida.
Curiosamente ao final desse post me veio à cabeça o que significa a palavra BV. Alguém aí sabe dizer?


FICHA COMPLETA

Nome oficial: BV Kart Indoor
Criação: 1996
Presidente: Enio Russo
Número de integrantes por etapa: 70
Número de etapas ao longo do ano: 10
Comunidade no Orkut: BV Kart Indoor
Perfil no Orkut: Não possui
Twitter:  Não possui
Perfil no Facebook: Não possui
Grupo no Facebook: Não possui
E-mail: ouvidoria@bvkart.com.br

Você que organiza uma competição de kart indoor e deseja ter a história do seu grupo contada aqui pode enviar o texto para felmarcel@gmail.com. Utilizem o texto desse post como modelo e envie o máximo de dados que puderem.

Até o próximo Sábado com mais um "Como nasceu o grupo"!




Um comentário: