terça-feira, 10 de maio de 2011

1º FÓRUM DE DEBATES POINT KART, SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Recentemente o Point Kart Indoor realizou o primeiro fórum de debates sobre prevenção de acidentes. O evento contou com a participação de representantes de grupos do Rio de Janeiro e de um representante do corpo de bombeiros. Deixo aqui meus parabéns ao Point Kart mais uma vez pela iniciativa demonstrada. Não sei se o que fez com que a iniciativa fosse tomada foi o acidente com o piloto Flavinho Costa no Top Kart Barra em que um vazamento de combustível gerou chamas e queimaduras no corpo do Flavio. O assunto segurança tem sido deixado de lado nos kartódromos e a única coisa em que se pensa na maioria dos casos é na diversão da clientela (só isso mesmo, porque a competição equilibrada já ficou de lado faz tempo) e o lucro dos donos.
Infelizmente não pude comparecer ao fórum pois estava trabalhando, mas os assuntos levantados chamaram bastante a minha atenção. Me considero um fissurado por segurança, justamente por trabalhar em uma empresa fissurada por segurança, mas confesso que sempre deixei passar despercebido fatos preocupantes nos kartódromos do Rio de Janeiro. Alguns não possuem extintor de incêndio, o que é um absurdo se pensarmos no fato de que é realmente simples um incêndio acontecer em um motor. No caso do Flavinho Costa um extintor de CO2 ajudaria bastante e poderia amenizar bastante os ferimentos sofridos pelo piloto. Funcionários do kartódromo também deveriam ser treinados para que qualquer emergência possa ser controlada por pessoas capacitadas no menor tempo possível. Outro dado bastante importante levantado foi o de que em caso de queimaduras na cidade o ferido deve ser levado preferencialmente ao hospital do Andaraí, o mais habilitado na cidade para tais sinistros. 
O Point Kart não só levantou a ideia e realizou o fórum como também foi o primeiro a tomar as atitudes necessárias. Ivsom Marques encaminhou dias após o fórum as medidas preventivas tomadas pelo kartódromotais como instalação de extintores de CO2 e pó químico, sinalização de localização dos extintores, instalação de sprinklers de acionamento automático e compra de tesoura cirurgica para cortar tecidos em caso de queimaduras no corpo.
O nosso papel nessa história toda é cobrar dos kartódromos condições básicas de segurança. Somos representantes de grupos e seus principais clientes. Podemos unir nossas vozes e fazer com que o esforço do Point Kart não seja em vão.

Um comentário:

  1. po irado isso, bom saber que ainda se importam conosco, acho que tambem pelo nosso lado poderiamos ajudar, alem de cobrar como voce citou, poderiamos usar macações no indoor ne???

    eu nao uso, pq é muito quente, mas acho que o grupo obrigando e tal, seria uma boa

    assim os dois lados fazem sua parte

    ResponderExcluir