sábado, 7 de maio de 2011

Como nasceu o grupo: BondKart

O como nasceu o grupo de hoje é do BondKart. Um dos grandes grupos do Rio de Janeiro e outro revelador de talentos. Está no hall dos clubes que você vê camisas desfilando por aí. O trabalho de divulgação do Newton Chan, presidente do grupo, é muito bem feito! O relato sobre a história do BondKart foi retirado de um e-mail enviado pelo Newton a mim, mas o mesmo me enviou um comentário exclusivo por e-mail assim que tive a ideia de fazer a série. Segundo ele, tudo começou quando trabalhava no Downtown e para não pagar estacionamento (que sempre foi um assalto nos shoppings) parava o carro no Extra 24h, já que na época era de graça. Com isso, ele pode acompanhar as obras que originaram o Top Kart Barra, que foi tema deste blog essa semana devido às atuais condições. A partir daí foi só convidar os amigos e começar o que viria a ser o BondKart. Confira abaixo a história contada pelo Newton Chan.

Considero que o BondKart teve duas origens. Uma, a oficial, quando o campeonato era restrito aos funcionários do Bondfaro.com (2005) e outra em 2008, quando o BondKart adotou o modelo que tem hoje.
A primeira começou como já mencionado no seu site, quando estacionava no Extra Barra e notei umas obras por lá. No começo, não dei muita atenção, mas achei estranho que ao invés de uma parede, era uma mureta que estava sendo construída. Então perguntei e era um kartódromo !!! 
Não perdi tempo e puxei o assunto com o pessoal do trabalho. Demorou um pouco, e só em Abril marcamos. Seria o começo do BondKart, se eu não tivesse passado mal justo no dia marcado. Como eu era o organizador, ninguém se sentiu motivado a correr. Então, no mês seguinte, Maio, marquei a data. Então no dia 27 de Maio de 2005, fomos correr. A empolgação dos que correram foi tanta, que logo depois, surgiu a ideia de fazer um campeonato. Nascia então o BondKart, o campeonato de kart do Bondfaro.com.
Durante duas temporadas (2005 e 2006), o campeonato era exclusivo do Bondfaro. Contudo, já em 2006, o número de participantes estava diminuindo. Em 2007, chamei meu irmão e o primo do meu sobrinho, que chamou seus amigos e fizemos dois campeonatos, um ainda com o pessoal do Bondfaro e outro com os "amigos". Com minha saída da empresa no meio 2007, o campeonato interno terminou, ficando apenas o de amigos.
No final do ano, cheguei a pensar em encerrar o campeonato, mas me lembrei de um e-mail do site Velocidade Total e decidi continuar em 2008. Perguntei a um amigo como fazer o site para ficar bem colocado no google e também coloquei um anúncio no Velocidade Total, que o campeonato estava começando. Foi em Janeiro, quando a maioria dos campeonatos está em "recesso".
Assim, em Janeiro de 2008, começa a "novo" o BondKart. Lembro que na primeira etapa, tivemos 14 pilotos, o que foi um recorde na época. Estava acostumado a correr em média seis pilotos e 2008, tive que até mudar o regulamento face a "grande" quantidade de pilotos. E foi uma bola de neve. Mais e mais inscritos. De 14 no começo do ano, fechamos 2008 com 49 inscritos, apesar de nem todos correrem ao mesmo tempo. O BondKart cresceu numa proporção que nem eu imaginava.
O grupo era bem diversificado. Tínhamos pilotos conhecidíssimos a pilotos que tinham acabado de começar a correr de kart. Todos correndo praticamente juntos (só não totalmente, porque o máximo era de 12 karts).  Éramos vistos com desconfiança, pois o grupo era bem heterogêneo, tinha tudo para dar problemas. Lembro até a longuíssima conversa (mais de 1 hora) que tive o Marco Antônio (um dos sócios do finado e saudoso Kartódromo Premium) em relação ao medo dele de um grupo tão heterogêneo correr, na época, com os novos e potentes karts de 9HP ! A muito custo, consegui convence-lo a deixar nós corrermos. E no final da etapa, o próprio Marco veio nos cumprimentar, elogiando bastante o excelente comportamento dos pilotos. Nenhum acidente grave, nenhum incidente. Só disputas limpas.
E o resto todos já conhecem. É legal "tomar conta" de um dos grupos de kart mais conhecidos do Rio de Janeiro. E até hoje, mesmo com o grupo com um nível maior de competição, conseguimos manter o mesmo espírito do começo do grupo ... Diversão em 1º luga!

FICHA COMPLETA

Nome oficial: BondKart
Data de criação: 27 de maio de 2005
Presidente: Newton Chan
Número de integrantes: 60
Número de etapas ao longo do ano: 12
Twitter: @bondkart
Perfil no Facebook: BondKart Campeonato de Kart
Grupo no Facebook: não possui
E-mail: contato@bondkart.com.br

Você que organiza uma competição de kart indoor e deseja ter a história do seu grupo contada aqui pode enviar o texto para felmarcel@gmail.com. Utilizem o texto desse post como modelo e envie o máximo de dados que puderem.

Até o próximo Sábado com mais um "Como nasceu o grupo"!

Um comentário: