sábado, 18 de junho de 2011

Resultados do 1º Endurance de Guapimirim

Uma agradável tarde em Guapimirim presenteou todos os participantes e torcedores que participaram do 1º Endurance de Guapimirim. Finalmente pude comprovar que os karts se encontram em condições muito parecidas e proporcionando ótimas disputas. Uma parte da pista ainda precisa ser terminada, mas gostei bastante do traçado utilizado hoje. Circuito bastante técnico que exige perícia em certos pontos. Treino é fundamental para acertar.
Sobre a corrida, foi possível perceber uma perda muito acelerada das pastilhas de freio. Aconselho todos os grupos que forem correr por lá cobrarem pastilhas novas ao kartódromo e nos briefings aconselhar pilotos a evitarem frear junto da aceleração, o que ajuda a acelerar o processo.
Como minha equipe estava desfalcado, corremos apenas eu e o Chico Lopes na equipe da F46. Sem treino na pista, o Chico não conseguiu nada além da décima quinta posição no grid. A largada era Le Mans e o meu amigo careca cabeludo mostrava receio por nunca ter participado de largada desse tipo. Tal medo logo se mostrou realmente necessário. Chicareca fez a largada Le Mans mais esdrúxula já presenciada pela humanidade. O momento pode ser presenciado no vídeo da equipe Caramujos acima. Eu que estava atrás dele segurando o kart não conseguia controlar os risos. Ao pular pro kart ele tropeçou em alguma coisa e caiu em cima do motor com as pernas pro lado de fora da lateral do kart. Fiquei uns dez minutos rindo disso toda vez que lembrava e continuo rindo até agora. Após essa grande galhofa da largada, óbviamente nossa apresentação não seria das melhores. Chico começou a ter problemas com o freio e logo pediu a troca. Nossa primeira troca foi muito confuso e logo ali percebemos que faltava alguém nos bastidores ou um membro a mais da equipe para ajudar. Fui pra pista e logo vi que meu kart não iria colaborar muito. Estava muito acelerado e quase sem freio. Nas voltas finais eu já pedia desesperadamente a troca porque não tinha mais nenhuma condição de fazer a curva 1. Fizemos um total de cinco trocas e pegamos ótimos karts nas seguintes, mas no final da última perna do Chico o freio voltou a falhar e fui obrigado a entrar na pista cedo. Peguei um kart que na hora em que saí já estava com a pastilha de freio quase no aço, mas resolvi ir assim mesmo, porque nessa altura já seríamos os últimos com tantos problemas de qualquer jeito. Para a minha surpresa o kart era excepcional de miolo e com o pouco de freio q tinha consegui ir muito bem no começo. Mas já na décima volta bye bye freio e daí pra frente foi na base do sufoco. Fazer a curva 1 era impossível sem tirar o pé na metade da reta, qualquer um me passava. Nem tomar volta eu conseguia, já que na ânsia de me passarem alguns líderes vinham por fora e eu sem freio não conseguia tirar e as batidas eram inevitáveis. Levei até o final com a vitória da equipe formada pela dupla Felipe Piatigorsky e Humberto Rubin do KartGP.
Guapimirim está mais do que aprovado. Os problemas com freios são compreensíveis numa competição desse tipo e o trabalho por lá é bem visível. Enfim o Rio de Janeiro ganha uma nova opção de pista para os amantes do kartismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário