quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Competição X amadorismo (outdoor X indoor)

A Copa Brasil foi um ótimo exemplo do crescimento do indoor
Há uns dois anos atrás pensava em comprar meu kart próprio, comparecer sempre que possível ao kartódromo e dar uma boa praticada.. Minha intenção era ficar bom o suficiente pra dar banho quando partisse para pistas abertas com motorização de 13 hp nos karts de indoor. Queria ficar competitivo e ser uma referência em minha categoria, passar a disputar títulos. Ainda bem que logo abortei a ideia.
Não tenho a menor dúvida de que se me dedicasse mais ao kartismo poderia ser um piloto muito melhor do que sou, mas a grande verdade é que sempre levei, e espero sempre levar, minhas corridas na brincadeira. Claro que gosto do sabor da competição, mas na época refleti se isso realmente valeria a pena. Sempre ouvi de amigos que possuem kart próprio que a coisa é muito boa, mas o custo é bem elevado. Já me vejo até imaginando uma avaria completa do kart. Após a corrida ainda me restaria a dor de cabeça de consertar tudo. No indoor após minha corrida vou pra casa e relaxo, sem esquentar com mais nada. Não me vi disposto a gastar dinheiro para me divertir em posições diferentes dentro do campeonato. Se passo uma corrida inteira brigando arduamente pela nona colocação já me sinto muito feliz se no final a consigo.
Foi nessa época que percebi o verdadeiro espirito do kart indoor. Revivendo as palavras do Zé Antônio, dono do finado kartódromo Premium na Barra da Tijuca, "Eu não vendo competição. Eu vendo lazer". O kart indoor é na realidade uma grande forma de lazer. Recebe pessoas de qualquer nível de pilotagem e não discrimina aqueles que são inexperientes, ou aqueles que mesmo com toda experiência continuam inexperientes. Obviamente não quero chegar aqui e dizer que se alguém quer competição está no lugar errado, muito pelo contrário. O kart indoor é o local onde todos podem competir e pode ser sim um trampolim para aqueles que sonham mais alto, mas para isso tem que ter o dom.
Os estabelecimentos no estado do Rio de Janeiro e em todo Brasil têm percebido o potencial que essa modalidade possui e vêm demonstrando interesse em explorá-la e atender à demanda (que é bem grande). As competições não param de surgir e cada vez mais vejo o interesse da sociedade como um todo atentando para isso. Pude presenciar um bom público de espectadores na Copa Brasil. Gente que não conhecia nenhum piloto e estava ali apenas para assistir. Ainda caminhamos a passos curtos, mas vejo um horizonte de muitas expectativas pela frente.

3 comentários:

  1. Concordo com o seu ponto de vista. Assistia Monstros sagrados das pistas e sonhava em estar lá. Vi Fittipaldi(2), Pace, Lauda, Brambilla, Senna, Prost,Piquet; sonhava um dia estar lá. Hoje meu sonho se realizou, graças ao Kart indoor.Meus idolos hoje são meus amigos, são os Sergios, os Ricardos, Mauricios, Carlos, Chicos e tantos outros com que dividimos curvas, passamos juntos, bons momentos na pista e o melhor de dividir isto com meu Filho , Pedro Senna. Por ele voltei e com ele tenho alguins dos melhores momentos da minha vida, graças ao Kart indoor.
    Saudações

    Luiz Henrique gallupe sobral
    (amizakart)(Cbav kartindoor)

    ResponderExcluir
  2. O seu comentário completa meu post, Henrique. É um meio em que pelo convívio temos nossos próprios ídolos, que muitas vezes são pouco valorizados ou surgem em diferentes idades. Muito interessante isso.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto Marcel.
    Pensei nisso essa semana.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir