terça-feira, 29 de março de 2011

Quando o inesperado se torna necessário.

Primeiro pódio na F46 com Jorge Cléber em 4º e meu irmão em 1º

Achei valido aproveitar o início do blog para contar com detalhes como surgiu minha paixão e consequente vício pelo kartismo e entrada na F46. Certos momentos em nossas vidas passam despercebidos e simplesmente não nos damos conta quando damos um giro de 180º e passamos a seguir novos rumos. Porém, no meu caso, sei exatamente quando e porque tudo aconteceu.
A história começa em 2006, quando conhecendo os colegas de trabalho da nova empresa um deles, Jorge Cléber, tem a brilhante ideia de irmos todos correr de kart. Sempre curti o automobilismo, nunca fui nenhum fanático, mas dedicava meus domingos às corridas de F1. A ideia pareceu excelente e prontamente me candidatei a ir. Eu e mais quatro colegas nos dirigimos então até o Top Kart Norte Shopping, o local onde a grande maioria dos cariocas começa a correr, não é a toa que o lugar se encontra no estado atual. A data foi 08/09/2006, era uma sexta-feira de feriadão, mas mesmo assim o kartódromo não estava cheio e por isso conseguimos vagas pra todos com facilidade. De cara o ambiente já despertou em mim uma sensação diferente, sentia a adrenalina correndo forte pelas veias, algo nunca antes sentido. Todo aquele clima, o ronco dos motores, o cheiro de combustível, os equipamentos cedidos pelo kartódromo, era tudo novidade pra mim e queria aproveitar ao máximo.
Assistimos o briefing, pusemos capacetes e luvas e nos dirigimos aos karts sorteados. Jorge Cléber já corria havia algum tempo e obviamente era o absoluto favorito, apesar disso, sinceramente não lembro do resultado final da corrida. Só sei que pisava no acelerador com uma alegria e satisfação que nunca esquecerei. Não queria parar nunca. Quando recebi a quadriculada e parei o kart a primeira coisa que disse quando tirei o capacete foi "Bora correr outra agora mesmo!". E assim de fato o fizemos. Um dia inesquecível pra mim, um verdadeiro marco em minha vida. Cheguei em casa e já saí contando tudo ao meu irmão com a maior empolgação do mundo e tentando arrastá-lo pra correr na semana seguinte. E lá fomos nós de novo pra mais duas baterias seguidas.
Eu vinha havia alguns meses de um rompimento de um namoro que durara três anos e precisava de alguma coisa que descansasse minhas ideias e arejasse minha mente. O kartismo era tudo o que precisava e mergulhei de cabeça. Logo após as quatro primeiras brincadeiras percebi que queria levar aquilo mais a sério, queria disputas que fizessem meu sangue ferver e elevar meu nível de competitividade. Lembrei então do amigo Felipe Siqueira da época do colégio e de como ele vivia falando que corria de kart com os amigos. Um dia via msn pergunto se ele ainda corria e a resposta claramente foi positiva. Me disse que estava organizando um campeonato pequeno que contava com dez pilotos, mas que para 2007 eles queriam expandir e contar com 20 ou talvez 30 corredores divididos em categorias e que para facilitar isso fariam uma bateria de testes no Rio Shopping Kart Indoor para selecionar candidatos. Me inscrevi na bateria e de cara convidei meu irmão e todos os outros que haviam começado a correr comigo. Fomos ao teste que aconteceu no domingo 24/09/2006 e, como é costume e característica do grupo até os dias de hoje, fomos muitíssimo bem recebidos. Meu resultado foi mediano, mas o suficiente para me enquadrar no que seria a futuramente criada PRO, espécie de segunda divisão da F46 em 2007. Junto comigo levei outros cinco futuros pilotos da F46, ajudando no desejado aumento de pessoas no grupo.
De lá pra cá minha paixão pelo grupo só aumentou e o número de amigos que fiz ao longo desses quase 4 anos só se multiplicou. Meus melhores amigos são aqueles caras que dividem a pista comigo e isso é gratificante demais. Passei a pilotar kart com grande frequência e hoje em dia não consigo me imaginar sem uma corridinha ou estar fora da F46. Demonstrando sempre muita vontade em ajudar o grupo fui convidado em 2008 a participar da organização e faço parte dela desde então com muito prazer e cada vez mais afinco. É um sentimento maravilhoso ver algo que se iniciou como uma brincadeira sadia entre amigos e parentes se tornar um dos maiores campeonatos de kart amador do Rio de Janeiro e atualmente do Brasil. Fazer parte dessa história é uma sensação indescritível.
No próximo domingo, dia 03/04/2011 se inicia a sétima temporada da F46, a quinta da qual participarei. Garanto que todos aqueles que puderem comparecer para correr ou simplesmente assistir terão a mesma sensação que tive naquela tarde de domingo de 2006. Bora pra Volta Redonda?

4 comentários:

  1. Ahhhh meus 79Kg...dava pra fazer muita graça com esse peso!

    ResponderExcluir
  2. Belo post Marcel.
    Também comecei em 2006. Para ser mais preciso, 11/11/2006 um domingo chovoso no Norte Shopping.
    Iniciamos com amigos do Inmetro, no mês seguinte, já fazíamos a 2ª bateria válida pela nossa primeira temporada. Surgiu o nome Acelera Jatobá fazendo uma brincadeira com um cego, personagem de novela da Globo, e estamos ai até hoje. Hoje do Inmetro, somente o meu Pai. Realmente, não consigo me imaginar sem andar de kart.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande, Maurício! Bem vindo ao blog!
    Me surgiu a ideia de algum post um dia falando da criação dos grupos mais tradicionais do Rio. Temos o AJ (e eu me lembro do Jatobá da novela, a logo de vcs tb é inspirada nele), Xkart, KR, RKC, BondKart e tantos outros por aí a fora. Do F46 eu infelizmente não participei da criação, mas sei exatamente como é. Entrarei em contato com os presidentes perguntando quem se interessa em enviar um relato pra que em breve eu publique por aqui em um post.

    ResponderExcluir
  4. "Meus melhores amigos são aqueles caras que dividem a pista comigo e isso é gratificante demais"

    É muito legal ler e saber dessas coisas! Lembro da época que comentei contigo e você se empolgou para entrar no grupo! E sua presença sempre foi marcante. Na época, você trouxe mais quatro pilotos, o que foi fundamental para solidifcarmos quatro categorias (sendo uma feminina). Hoje tu, como um dos organizadores, é parte essencial da F46! Mas, acima de tudo, é um grande amigo que encontramos e fazemos questão de termos sempre!

    Felipe Siqueira

    Abração!

    ResponderExcluir