segunda-feira, 28 de março de 2011

Início de temporada. Início de blog.

Pista do saudoso Kartódromo Premium
Inauguro esse espaço com o principal intuito de relatar novidades, acontecimentos e (como tem sido mais comum ultimamente) problemas no kartismo amador do Rio de Janeiro. Lendo o post sobre a decadência do esporte no nosso estado no blog do colega organizador Mauricio Filho (Acelera Jatobá) tive a ideia de fortalecer a corrente daqueles que lutam por condições melhores para a prática do kartismo.
Não é de hoje que percebemos a derrocada iminente. Piloto kart desde 2006 e de lá pra cá já acompanhei o fechamento de 3 a 4 pistas além da degradação de algumas outras. Por que não temos estruturas iguais às de São Paulo, com seus incontáveis karts em incontáveis lugares? E nem precisamos pensar apenas na maior metrópole brasileira, o sul do país oferece ótimas e variadas opções, Minas Gerais também possui boa estrutura e muitos outros lugares por esse Brasil afora.
Nosso estado é talvez o que possua o maior numero de pilotos amadores e profissionais, e ainda assim passamos por todas essas dificuldades para encontrar lugares onde o esporte possa ser praticado com o mínimo de segurança e equilíbrio entre os equipamentos.
Precisamos unir nossas vozes e mostrar que o público está aqui, existe demanda. Será que falta gente interessada em investir no meio? Será que falta apoio da prefeitura ou do governo do estado para a prática do automobilismo em geral? Enquanto maracanãs e engenhões da vida vivem cheios e com apoio midiático existe pouca divigulção e cobertura de competições automobilísticas de menor porte, como é o exemplo do kart.
Me pergunto se caso notícias sobre o kartismo fossem vinculadas de forma mais intensa em jornais e na televisão teríamos uma visibilidade maior, incentivando assim novos investimentos, novos kartódromos. Como um dos organizadores de um dos maiores campeonatos do Rio de Janeiro, o F46, noto que por mais que demonstremos vontade de crescer e expandir o campeonato somos impedidos pela estrutura precária ou simplesmente pela falta de kartódromos. As ideias de torneios não param de surgir, mas onde realizá-los? Ultimamente a melhor opção tem sido o Kartódromo Internacional de Volta Redonda, mas sentimos que ainda precisamos de mais opções.
Até quando precisaremos adentrar terras paulistas em busca de diversão como a acontecida nos torneios da AMIKA, por exemplo? Por que não podemos nos divertir em nosso estado, sem viagens cansativas e que consomem mais dinheiro do que o próprio gasto nas competições?
Juntemos todos nossas forças em busca de um Rio de Janeiro melhor para o kartismo amador.

7 comentários:

  1. Fala Marcel,

    infelizmente acho que tudo isso que voce postou é um reflexo do que a "federação" FAERJ fez com o RJ, logico junto com governos e prefeitura, a demolição do autodromo já era esperada, pois ele já estava abandonado, la nem se recebe mais, se nao me engano, uma competição internacional enquanto SP recebe F1, INDY, F3 e etc... no sul F3, WTCC e etc

    acho ridiculo a corrida de indy ser em SP se houvesse a manutenção de jacarepagua a indy poderia continuar sendo no oval de la, enfim...

    acho que isso é reflexo, tudo bem querem destruir construam outro, mas não fica tudo nos planos

    ainda acho o SUL a maior potencia do automobilismo brasileiro, com o velopark novinho a região com mais campeonatos autorizados pela CBA, e maior numero de autotodromos decentes, velopark, tarumã, londrina, santa cruz do sul, curitiba, cascavel...

    acaba que o automobilismo carioca virou motivo de piada para o resto do país... infelizmente, nos amadores, sofremos e muito com esses reflexos (falta de investimento e interesse), cada vez se ve menos pilotos cariocas formados no RJ, os poucos, saem e vão para outros estados. equanto estiver a mafia na FAERJ as coisas continuaram na mesma...

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que seja culpa da FAERJ não, Clark. Falta é gente com grana interessada em investir mesmo. Se isso acontecesse, talvez a FAERJ se profissionalizasse mais para atender à crescente demanda.
    E lembrando que o foco é o kartismo, apesar dos problemas que você relatou acima refletirem de forma direta no kart. Mas concordo que o automobilismo de uma forma geral no RJ está numa situação desagradável.

    E obrigado por estreiar os comentários do blog!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa. Votei na falta ou pouca divulgação do esporte... Mais divulgação mais interessados. Por outro lado o carioca tem tanta diversão, que fica difícil convencer um desinteressado a entrar num macacão para disputar uma corrida, por isso considero a divulgação fundamental para atrair aqueles que tem vontade mas não tem a iniciativa de ir atrás. "A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO".
    Mario Cesar (open)

    ResponderExcluir
  4. Excelente questionamento, Mario! Não tinha analisado por esse ponto de vista, mas concordo que atrações não faltam no Rio e infelizmente o kartismo não é mais uma delas.

    ResponderExcluir
  5. LICANTROPO SUJO E IMUNDO DE UMA FIGA!

    ResponderExcluir
  6. Salve Marcel!
    Bem vindo ao mundo do Blog, é o maior barato.
    Sobre o tema, tenho um pensamento bem parecido, mas, permita-me separar a nossa realidade amadora, da profissional. Culpar a Faerj com relação a nossa realidade? Não é por ai. Não bato palma para a Faerj e nem para a CBA, ambas tem culpa no cartório com relação ao automobilismo nacional, e carioca. Falando do carioca, a omissão e o deixa pra lá, fizeram com que o autódromo fosse destruído e o resto todo mundo sabe.
    Automobilismo no Brasil, só no sul como disseram, e, quanto a novas pistas no Rio, dependemos de gente com grana que nos enxergue e perceba que existem muitos pilotos e grupos interessados e desejando novos espaços. Mas coloquemos os pés no chão, pois quando alguém empata uma grana dessas abrindo uma pista, a visão deles é o bate-bate. Isso é que trás dinheiro e retorno. Vejam o caso do ameaçado Top Kart Norte Shopping.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. eu corro de kart desde 2003, daquela época para cá parece que a coisa foi caindo.. eu cheguei a pegar a época dourada do kart do via parque e tb do kart no norte shopping, que é legal comentar que ná época que corri no norte tinha até um túnel para dar uma sensação de monaco..
    triste ter que me deslocar do rio para volta redonda....

    ResponderExcluir