quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Onde está o indoor?

Extinta pista do Top Kart Indoor Norte Shopping
 Ontem estive no Norte Shopping para a fantástica exposição do Corpo Humano. Recomendo a todos comparecerem porque é realmente incrível. Aprendi muito. Na hora de estacionar o carro não pude resistir a ir até onde era o extinto Top Kart Norte Shopping. Confesso que deu nó na garganta ver o espaço onde dei minhas primeiras aceleradas há pouco mais de 6 anos (minha primeira bateria de kart foi no dia 08/09/2006) ser transformado em réles vagas de estacionamento. Nada restou como referência de que ali existiu um lugar onde muitos sonhos de pilotos cariocas se iniciaram, o local está realmente muito mudado e paredes antes inexistentes agora bloqueiam as retas onde muitas vezes vibrei por amigos. 
O caso do Norte Shopping é o retrato do kart indoor no Rio de Janeiro. Fica difícil para os ambientes de pista de cimento competirem com as "mais emocionantes" pistas de asfalto sem o devido investimento e espaço. Assim como o Norte Shopping, já se acabaram pistas na Tijuca, Sulacap, Bangu e o Rio Shopping agoniza há bastante tempo. Compareço com frequência aos únicos indoor no Rio de Janeiro na atualidade e vejo sempre estabelecimentos mais vazios do que num passado não muito distante. Alguns grupos já não fazem mais etapas nesses estabelecimentos e a tendência é que outros sigam o mesmo caminho. A pergunta que faço é a seguinte: isso é correto?
Foi graças ao kart indoor, graças ao Top Kart Norte Shopping, que eu estava ao lado de amigos organizando a III Copa Brasil de Kart Indoor em Volta Redonda, exatamente 6 anos após iniciar minha caminhada no kartismo. O dia 08/09 tem muito significado para mim e junto dele as pistas indoor. Precisamos buscar alternativas para que as mesmas não caiam na ociosidade. Sempre foram essas pistas, que alguns cruelmente chamam de "Mickey Mouse", que dão o start na carreira de pessoas que de nenhuma outra forma teriam condições de partirem direto para os karts de competição sem o devido patrocínio. Estamos ameaçados de perdermos o elo que faz com que cada vez mais pessoas se apaixonem pelo esporte que nós amamos. O Top Kart voltará na zona norte agora em outubro, dessa vez na sua primeira casa, o shopping Nova América. Espero sinceramente que dê muito certo e que reacenda a chama do kart indoor, apagada por abafamento por nossas próprias vozes criteriosas.

2 comentários:

  1. Boa reflexão. O pessoal "mais novo" simplesmente odeia correr nos kartódromos de lazer.

    Se vc perceber, nos campeonatos, até os próprios pilotos fazem caretas se agente marca etapa em indoor.

    Newton Chan - BondKart

    ResponderExcluir