sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Série circuitos de rua do Rio de Janeiro (parte 1)

Disputa entre Fangio, Jose Gonzalez e Chico Landi na subida da Niemeyer

Na falta de autódromo, kartódromo e pistas de bate-bate em que atualmente nos encontramos no Rio de Janeiro, resolvi iniciar uma série aqui no blog de fotos e comentários sobre corridas em circuitos de rua que eram abundantes na cidade até a década de 50.
Dentre todos, o de maior destaque foi com certeza o circuito da Gávea. Aliás, duvido muito que algum circuito na história tenha tido o visual mais bonito que o da Gávea. Passando pelos bairros do Leblon, seguindo pela Niemeyer, chegando a São Conrado e subindo estradas sinuosas no morro da Rocinha (que ainda não tinha favela) o espetáculo era dado pelos pilotos e pela natureza.
Pouca (ou nenhuma) era a preocupação com a segurança na época e os carros, a cerca de 90 km/h, deviam desviar dos trilhos de bonde e principalmente do público que podia invadir a pista livremente. Cinto de segurança e capacete eram para os fracos.
A foto acima deixa clara a importância do circuito antigamente. Pentacampeão de Fórmula 1, o argentino Juan Manuel Fangio era um dos participantes ilustres. Esta foto foi tirada em 1951, ano do primeiro título de Fangio na Fórmula 1. Aos poucos a corrida foi perdendo espaço para outras categorias, como a própria Fórmula 1.

Algumas outras fotos e histórias do automobilismo de rua carioca podem ser encontradas no blog http://fotolog.terra.com.br/luizd, de onde foi retirada essa foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário