O "Como nasceu o grupo" de hoje conta a história do CIK, um dos mais tradicionais grupos de kart indoor do Rio de Janeiro. Quase pioneiro (acho que atualmente perdem apenas para o BV como grupo mais antigo), o CIK tem papel relevante na história do kartismo carioca, com a passagem de muitas feras por lá. Ainda tive a grata surpresa de descobrir que sou colega de trabalho de alguns participantes e do presidente Carlos Barbosa, que trabalharam comigo na Petrobras, esse mundo de empresa. Agradeço ao Carlos Barbosa por ter me enviado esse ótimo relato que exporei abaixo. Ele captou o espirito da série e mandou um texto perfeito e completo.Reparem na tentativa do grupo de manter o tradicionalismo e simplicidade na organização, sem pretenções megalomaníacas e priorizando sempre a diversão, que ao meu ver deve ser o primordial no kart indoor. Segue o relato:
Dentro do atual contexto do Kart Indoor, o CiK (Campeonato Interativo de Kart) já conquistou o seu espaço, por suas características específicas.
O Campeonato não é novo. Iniciado em 1998, já está em sua 19ª edição. Começou na forma de um campeonato entre os amigos da área de informática da Petrobras, foi crescendo e englobando pilotos de outras áreas para, por fim, extrapolar os limites da Petrobras. Até hoje já foram realizadas 199 etapas e 667 baterias, conforme a tabela abaixo:
O Campeonato não é novo. Iniciado em 1998, já está em sua 19ª edição. Começou na forma de um campeonato entre os amigos da área de informática da Petrobras, foi crescendo e englobando pilotos de outras áreas para, por fim, extrapolar os limites da Petrobras. Até hoje já foram realizadas 199 etapas e 667 baterias, conforme a tabela abaixo:
Campeonato | Provas | Baterias | Participantes | Ano | Semestre |
1º | 8 | 8 | 11 | 1998 | 1o |
2º | 10 | 25 | 24 | 1998 | 2o |
3º | 8 | 21 | 24 | 1999 | 1o |
4º | 8 | 22 | 22 | 1999 | 2o |
5º | 9 | 22 | 33 | 2000 | 1o |
6º | 10 | 27 | 32 | 2000 | 2o |
7º | 10 | 28 | 35 | 2001 | 1o |
8º | 10 | 32 | 42 | 2001 | 2o |
9º | 10 | 28 | 41 | 2002 | 1o |
10º | 9 | 17 | 35 | 2002 | 2o |
11º | 10 | 26 | 59 | 2003 | |
12º | 11 | 49 | 102 | 2004 | |
13º | 12 | 60 | 101 | 2005 | |
14º | 12 | 57 | 97 | 2006 | |
15º | 13 | 51 | 100 | 2007 | |
16º | 14 | 68 | 130 | 2008 | |
17º | 16 | 61 | 115 | 2009 | |
18º | 15 | 49 | 114 | 2010 | |
19º | 4 | 16 | 2011 | ||
Total | 199 | 667 |
No inicio, o campeonato era semestral, o que se manteve até 2002. A partir de 2003, foi adotado um calendário anual, além de uma série de medidas copiadas, sem vergonha nenhuma, do BV (grupo mais antigo do RJ e nosso parceiro nas etapas fora da cidade do Rio de Janeiro), com destaque para as premiações, com medalhas e troféus, nas corridas e no campeonato.
Nossa filosofia é a manutenção de um clima informal, onde a rivalidade é superada pela amizade. Sabemos que sempre haverá o piloto que foi favorecido por correr com um kart melhor, e pilotos que renderam abaixo de seu potencial por receberem um kart lento. A lealdade na pista é fundamental.
A Comissão Organizadora entende que a direção de prova é de responsabilidade da estrutura da pista onde estamos realizando a competição. Recusa-se, também, a adotar medidas como o uso de lastro, mesmo sabendo que os pilotos mais leves serão favorecidos.
A razão para isto é manter o campeonato simples e não sobrecarregar a Comissão Organizadora, que já trabalha bastante agendando as provas, convocando os pilotos e providenciando as medalhas e troféus, alimentando as planilhas, montando as baterias e administrando a verba.
Acreditamos que muitos pilotos farão críticas a esta filosofia, mas a maioria entenderá que esta é uma forma saudável de acelerar, evoluir como piloto, fazer amigos e, também, apreciar a evolução dos outros pilotos.
Outra característica nossa é a realização de corridas durante a semana, às 3as feiras. Apenas as etapas fora da cidade do Rio de Janeiro são realizadas aos sábados, por razões óbvias.
FICHA COMPLETA
Nossa filosofia é a manutenção de um clima informal, onde a rivalidade é superada pela amizade. Sabemos que sempre haverá o piloto que foi favorecido por correr com um kart melhor, e pilotos que renderam abaixo de seu potencial por receberem um kart lento. A lealdade na pista é fundamental.
A Comissão Organizadora entende que a direção de prova é de responsabilidade da estrutura da pista onde estamos realizando a competição. Recusa-se, também, a adotar medidas como o uso de lastro, mesmo sabendo que os pilotos mais leves serão favorecidos.
A razão para isto é manter o campeonato simples e não sobrecarregar a Comissão Organizadora, que já trabalha bastante agendando as provas, convocando os pilotos e providenciando as medalhas e troféus, alimentando as planilhas, montando as baterias e administrando a verba.
Acreditamos que muitos pilotos farão críticas a esta filosofia, mas a maioria entenderá que esta é uma forma saudável de acelerar, evoluir como piloto, fazer amigos e, também, apreciar a evolução dos outros pilotos.
Outra característica nossa é a realização de corridas durante a semana, às 3as feiras. Apenas as etapas fora da cidade do Rio de Janeiro são realizadas aos sábados, por razões óbvias.
FICHA COMPLETA
Nome oficial: CiK (Campeonato Interativo de Kart)
Criação: Janeiro de 1998
Presidente: Carlos Barbosa
Número de integrantes: 36 Efetivos + convidados
Número de etapas ao longo do ano: 15
Site: http://br.groups.yahoo.com/group/CiK/
Criação: Janeiro de 1998
Presidente: Carlos Barbosa
Número de integrantes: 36 Efetivos + convidados
Número de etapas ao longo do ano: 15
Site: http://br.groups.yahoo.com/group/CiK/
Perfil no Orkut: Não possui
Twitter: Não possui
Grupo no Facebook: Não possui
E-mail: CiK@yahoogrupos.com.br ou Carlos_barbosa_cik@yahoo.com.br
Entrar no grupo do yahoo: CiK-subscribe@yahoogrupos.com.br
Você que organiza uma competição de kart indoor e deseja ter a história do seu grupo contada aqui pode enviar o texto para felmarcel@gmail.com. Utilizem o texto desse post como modelo e envie o máximo de dados que puderem.
Até o próximo Sábado com mais um "Como nasceu o grupo"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário