Começaremos a série com a história do surgimento da F46, clube do qual tenho o orgulho de dizer que participo. A F46 tem papel importante na história do kartismo amador carioca, tendo revelado dezenas de pilotos apaixonados pelo esporte. O grupo une duas características importantíssimas: a disputa sadia nas pistas e a amizade fora dela. Isso faz da F46 um grupo forte, competitivo e consolidado.
Como a grande maioria dos grupos atuais, a F46 partiu do imaginário de amigos que começaram a andar de kart e para trazer mais emoção à sua diversão resolveram criar um sistema de pontuação. O número 46 é uma referência à casa dos pilotos Thiago Guimarães (SUPER-PRO) e Thaís Guimarães (Flying Girls), onde eram realizadas diversas festas pelos amigos antes mesmo de imaginarem correr de kart.
A primeira competição se iniciou no final de 2004 e se estendeu até o final de 2005, em 14 meses, mas apenas com seis etapas. A dificuldade para juntar os dez amigos que formavam essa primeira temporada foi primordial para o atraso da Copa Flying Kids (nome oficial da primeira copa). Ao longo da competição a disputa foi se tornando mais séria e o nível dos pilotos aumentou, o que acabou gerando a necessidade de centralização do comando do grupo em três pilotos. Daí pra frente o grupo começou a experimentar um crescimento fantástico. Já em 2006 se iniciaram testes para atrair novos pilotos com o intuito de ser aberta uma segunda categoria. O resultado foi melhor que o esperado e o grupo passou de 10 pilotos em uma categoria única para 40 pilotos divididos em três categorias masculinas e uma feminina, as Flying Girls. O nome F46 passou a ser amplamente divulgado e mais e mais pessoas queriam entrar no grupo. Em 2008 surgiu a ideia da OPEN 46, onde pilotos que desejavam integrar o grupo poderiam correr sem compromisso com calendário e começar a se habituar à família F46. O sucesso da OPEN foi tão grande que em 2010 o grupo se viu forçado a abrir uma nova categoria para permitir que amigos da OPEN pudessem participar das categorias fixas.
Hoje, pilotos da OPEN sabem que a categoria é a porta de entrada da F46 e têm noção da sua importância para o campeonato. A grande maioria dos pilotos da F46 é originária da OPEN, que hoje conta tradicionalmente com duas baterias em todas as etapas da F46. O grupo hoje tem em suas etapas a presença de cerca de 70 pilotos, incluindo categorias fixas e OPEN. As corridas são um ótimo programa para familiares, que sempre aparecem em peso para torcer. A amizade que existe entre os pilotos é algo evidente e não se limita apenas às pistas ou aos dias de corrida.
FICHA COMPLETA
Nome oficial: F46 KART RACING
Data de criação: 11 de outubro de 2004
Presidente: Comissão organizadora
Número de integrantes: 70
Número de etapas ao longo do ano: 10
Site: www.f46.com.br
Comunidade no Orkut: F46 Kart Racing
Perfil no Orkut: Tio F46 Kart Racing
Twitter: @f46kartracing
Perfil no Facebook: Venceslau Pantallona
Grupo no Facebook: F46 Kart Racing
E-mail: f46kartracing@gmail.com
Você que organiza uma competição de kart indoor e deseja ter a história do seu grupo contada aqui pode enviar o texto para felmarcel@gmail.com. Utilizem o texto desse post como modelo e envie o máximo de dados que puderem.
Até o próximo Sábado com mais um "Como nasceu o grupo"!