sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Grupo AJ realizará Endurance em Guapimirim

O amigo Maurício Filho do Grupo Acelera Jatobá está a frente de um Endurance que será realizado em Guapimirim. Segue abaixo os principais dados e no final o regulamento. Boa sorte ao Maurício na realização deste evento.


"CAROS AMIGOS,

NO DIA 16/10 REALIZAREMOS EM GUAPI, UM MINI ENDURANCE DE 2 HORAS DE DURAÇÃO.

VALOR POR EQUIPE ATÉ O DIA 09/10: 460 REAIS (DÁ 115 DILMAS POR PILOTO)
VALOR POR EQUIPE DEPOIS DO DIA 09/10: 480 REAIS(DÁ 120 DILMAS POR PILOTO)

KARTS: MEGA/HONDA 13 HP
PNEUS: MG AZUL
STAF DE PISTA: KARTÓDROMO INTERNACIONAL DE GUAPIMIRIM
CUIDADOS COM OS KARTS: RUNNER KART

PEÇO QUE ME MANDEM UM E-MAIL PARA INFORMAR O DEPÓSITO, E O NOME DOS PILOTOS DAS EQUIPES.

NO MOMENTO TEMOS 11 EQUIPES INSCRITAS.

EM NOME DO GRUPO ACELERA JATOBÁ, EU FICARIA MUITO FELIZ COM A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS NESSE EVENTO.

UM GRANDE ABRAÇO MEUS AMIGOS !"

Maurício Filho
Comissão Organizadora Grupo Acelera Jatobá/RJ
Informações sobre o AJ, acesse: http://kartcarrosetc.blogspot.com/

Regulamento aqui: http://bit.ly/rcXQZA

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Competição X amadorismo (outdoor X indoor)

A Copa Brasil foi um ótimo exemplo do crescimento do indoor
Há uns dois anos atrás pensava em comprar meu kart próprio, comparecer sempre que possível ao kartódromo e dar uma boa praticada.. Minha intenção era ficar bom o suficiente pra dar banho quando partisse para pistas abertas com motorização de 13 hp nos karts de indoor. Queria ficar competitivo e ser uma referência em minha categoria, passar a disputar títulos. Ainda bem que logo abortei a ideia.
Não tenho a menor dúvida de que se me dedicasse mais ao kartismo poderia ser um piloto muito melhor do que sou, mas a grande verdade é que sempre levei, e espero sempre levar, minhas corridas na brincadeira. Claro que gosto do sabor da competição, mas na época refleti se isso realmente valeria a pena. Sempre ouvi de amigos que possuem kart próprio que a coisa é muito boa, mas o custo é bem elevado. Já me vejo até imaginando uma avaria completa do kart. Após a corrida ainda me restaria a dor de cabeça de consertar tudo. No indoor após minha corrida vou pra casa e relaxo, sem esquentar com mais nada. Não me vi disposto a gastar dinheiro para me divertir em posições diferentes dentro do campeonato. Se passo uma corrida inteira brigando arduamente pela nona colocação já me sinto muito feliz se no final a consigo.
Foi nessa época que percebi o verdadeiro espirito do kart indoor. Revivendo as palavras do Zé Antônio, dono do finado kartódromo Premium na Barra da Tijuca, "Eu não vendo competição. Eu vendo lazer". O kart indoor é na realidade uma grande forma de lazer. Recebe pessoas de qualquer nível de pilotagem e não discrimina aqueles que são inexperientes, ou aqueles que mesmo com toda experiência continuam inexperientes. Obviamente não quero chegar aqui e dizer que se alguém quer competição está no lugar errado, muito pelo contrário. O kart indoor é o local onde todos podem competir e pode ser sim um trampolim para aqueles que sonham mais alto, mas para isso tem que ter o dom.
Os estabelecimentos no estado do Rio de Janeiro e em todo Brasil têm percebido o potencial que essa modalidade possui e vêm demonstrando interesse em explorá-la e atender à demanda (que é bem grande). As competições não param de surgir e cada vez mais vejo o interesse da sociedade como um todo atentando para isso. Pude presenciar um bom público de espectadores na Copa Brasil. Gente que não conhecia nenhum piloto e estava ali apenas para assistir. Ainda caminhamos a passos curtos, mas vejo um horizonte de muitas expectativas pela frente.

domingo, 4 de setembro de 2011

F46 Kart Racing abrirá as portas para novos pilotos

OPEN terá preferência na entrada
O F46 Kart Racing  passará por uma grande reformulação em 2012. Devido ao ótimo nível técnico apresentado pelos pilotos da OPEN e pela grande quantidade de pessoas interessadas em ingressar no grupo, a organização resolveu abrir mais vagas nas categorias fixas. A pretensão é passar dos atuais 50 para 70 pilotos. A OPEN não acabaria e continuaria sendo a categoria de acesso para as categorias fixas e correndo sempre no mesmo dia das demais categorias. A organização do F46 sempre priorizou a disputa equilibrada e sadia entre seus competidores. Como todos os atuais integrantes das categorias fixas, os novos pilotos precisarão ter o padrão de conduta dentro e fora da pista que é preconizado no grupo.

Um dos novos pilotos a ingressar no grupo em 2012 será Humberto Rubin. Apesar de nunca ter participado de uma etapa da OPEN, Rubin tem o perfil de piloto que se encaixa perfeitamente no que o F46 deseja. “Além de ter um grupo de pilotos que preza muito pela amizade, o F46 talvez seja o grupo que mais cresceu nos últimos anos, tanto na quantidade de pilotos, quanto no nível técnico, e na estrutura do grupo que tem hoje o site mais legal do Rio.” Relatou Rubin ao ser questionado porque optou por correr no F46 em 2012. O piloto também foi perguntado sobre o ingresso de sua esposa, Andréa Rubin nas Flying Girls: “A Flying Girls é o principal diferencial do F46 frente aos demais grupos do Rio. É o único com uma categoria exclusivamente feminina e com isso ajuda a atrair a presença de mais familiares às etapas, tornando o ambiente ainda mais agradável.” Rubin tem sua estreia pela F46 prevista para o dia 23 de Outubro, correndo na OPEN em Guapimirim.


Thiago Costa é nome certo em 201
Thiago Costa também integrará as categorias fixas em 2012. O piloto é o atual campeão da OPEN. “Já conhecia o pessoal do F46 de alguns eventos. Um dia aceitei um convite de amigos para participar da OPEN. Conheci melhor o pessoal e descobri um ambiente mais agradável do que imaginava. Que esse crescimento do campeonato seja sempre acompanhado pelo crescimento das amizades e parcerias que conquistamos.” Disse Thiago.

Caso você ainda não seja piloto da OPEN, mas deseja aproveitar a oportunidade de ingressar nas categorias fixas da F46 o momento ideal é agora. Entre em contato com a organização através do e-mail f46kartracing@gmail.com e solicite sua inscrição nas próximas etapas da OPEN 2011. Acesse www.f46.com.br e fique por dentro de mais novidades e do calendário 2011 do F46.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Top Kart no Nova América



Sim, será lá. De acordo com declarações no twitter do próprio Top Kart as negociações estão em fase final. Tudo indica que o novo espaço sairá ainda este ano. Ainda de acordo com o twitter, teremos uma pista maior que a anterior (o que diga-se de passagem não é lá muito difícil) e novas modalidades de motores. 
Se essas tais novas modalidades forem realmente novas para o que o mercado atualmente oferece, espero que sejam dedicadas exclusivamente aos grupos. No caso dos famosos 6,5 hp Honda, que esses sirvam de escola para aventureiros. Já é provado por A mais B que os grupos precisam de exclusividade nos motores, para garantir o mínimo de equilíbrio em suas etapas. Uma frota grande também seria interessante, já que os kartódromos atualmente têm adotado essa prática, vide Volta Redonda e Guapimirim. Mas claro, nada disso adiantará sem a devida manutenção. 
Quanto à localização, acho bom o Nova América. É um shopping que tem uma estação de metrô na porta e é colado na Linha Amarela. Chegar lá é facílimo. Nada contra a localização do Norte Shopping, mas a nova casa do Top Kart será bem mais acessível. Para homenagear a antiga localização, no topo do post um vídeo editado por mim de uma etapa do F46 acontecida lá em 2009.
Que o empreendimento tenha sucesso!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O kart antigamente



Esse vídeo incrível, aparentemente da década de 70, mostra pilotos disputando o cariocoa de kart. Reparem nas condições precárias da pista e segurança em geral. O kartódromo é na Barra da Tijuca, mas o local exato não sei onde fica. Alguém sabe?

Créditos para o Thiago Guimarães que me apresentou o vídeo e para o canal100.