segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal!

Que o bom velhinho traga muitas vitórias para todos nós me 2013. Podia começar com um kartódromo novo e o autódromo de Deodoro que já estaria muito bom...

sábado, 22 de dezembro de 2012

Série circuitos de rua do Rio de Janeiro (parte 2)


O video acima é uma matéria do RJ TV veiculada dia 01 de outubro de 2005. Fala do circuito da Gávea e trás imagens e relatos sensacionais. Vale muito a pena assistir. Como devia ser incrível a sensação de cruzar a Niemeyer em alta velocidade tendo o mar como moldura!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Série circuitos de rua do Rio de Janeiro (parte 1)

Disputa entre Fangio, Jose Gonzalez e Chico Landi na subida da Niemeyer

Na falta de autódromo, kartódromo e pistas de bate-bate em que atualmente nos encontramos no Rio de Janeiro, resolvi iniciar uma série aqui no blog de fotos e comentários sobre corridas em circuitos de rua que eram abundantes na cidade até a década de 50.
Dentre todos, o de maior destaque foi com certeza o circuito da Gávea. Aliás, duvido muito que algum circuito na história tenha tido o visual mais bonito que o da Gávea. Passando pelos bairros do Leblon, seguindo pela Niemeyer, chegando a São Conrado e subindo estradas sinuosas no morro da Rocinha (que ainda não tinha favela) o espetáculo era dado pelos pilotos e pela natureza.
Pouca (ou nenhuma) era a preocupação com a segurança na época e os carros, a cerca de 90 km/h, deviam desviar dos trilhos de bonde e principalmente do público que podia invadir a pista livremente. Cinto de segurança e capacete eram para os fracos.
A foto acima deixa clara a importância do circuito antigamente. Pentacampeão de Fórmula 1, o argentino Juan Manuel Fangio era um dos participantes ilustres. Esta foto foi tirada em 1951, ano do primeiro título de Fangio na Fórmula 1. Aos poucos a corrida foi perdendo espaço para outras categorias, como a própria Fórmula 1.

Algumas outras fotos e histórias do automobilismo de rua carioca podem ser encontradas no blog http://fotolog.terra.com.br/luizd, de onde foi retirada essa foto.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O último a sair apague a luz

A notícia não é nova, mas não podia passar em branco aqui pelo blog. O kartódromo de Guapimirim fechou em definitivo as portas para o indoor, atendendo agora os karts de competição em tempo integral. O Fernando Netto que administrava os karts de aluguel e é o dono de toda a frota não administrará mais o negócio e o dono do kartódromo decidiu não substituí-lo. Curiosamente participei da ultima competição de indoor do kartódromo, o Iron Man do último sábado.
Semana passada, em decisão semelhante, o Point Kart Indoor na Tijuca também decidiu por não mais receber competições de grupos de nenhuma natureza. As opções que já eram poucas estão ficando cada vez mais escassaz. Obviamente nós somos os maiores prejudicados, pilotos que dependem do kart de locação.
É cada vez maior o número de grupos do Rio de Janeiro que busca alternativas em pistas em São Paulo para tapar os buracos aqui deixados por kartódromos outrora existentes. Ano passado perdemos também o Top Kart Norte Shopping e até o presente momento o Top Kart Nova América ainda não saiu do papel, com previsão para janeiro de 2013 (confirmado no twitter oficial do Top Kart).
Será que pilotos amadores cariocas não trariam rentabilidade aos estabelecimentos? Será que temos alguma culpa nos recentes acontecimentos? A indisponibilidade para competições de indoor de Guapimirim e do Point Kart teriam alguma relação, visto que foram decisões semelhantes e muito próximas? Como já disse há algum tempo aqui no blog, existe algo muito errado no kartismo amador carioca e precisamos urgentemente encontrar e atacar esse problema.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

I am (almost) Iron Man

Ricardo Stelling foi o campeão do Iron Man
Pois é. Não estou nessa foto do pódio. Por 100 gramas, isso mesmo, 100 gramas fui desclassificado. Regra é regra e não estou aqui para discordar disso. Mas obviamente saí frustrado pelo fato de ter batalhado por um troféu que achei muito maneiro e no final por estar abaixo do lastro ser desclassificado. Provas de duração de uma hora geram um desgaste tremendo e acabei calculando mal (muito mal) o peso que perderia. Entrei com 91 kg e saí com 89,9 kg. Se o peso fosse medido em arrobas, entrei com um pouco mais de 6 arrobas e fui desclassificado com 0,066667 arroba abaixo do lastro. Pouco, né? Mas vamos ao evento que é o que interessa.
Um erro de interpretação do regulamento por parte da direção de prova gerou um pequeno tumulto no qualify. O regulamento era claro e dizia que os pilotos teriam duas voltas completas para fazer a tomada de tempo, uma delas de reconhecimento e a outra rápida. A direção de prova entendeu como apenas duas pesagens pelo sensor e com isso alguns pilotos foram pegos de surpresa e fizeram tempos ruins, achando que teriam mais uma volta. Após um pequeno engodo onde chegou a se cogitar novo qualify, todos optaram por inicar logo a prova, já que uma hora proporciona tempo suficiente de recuperação. 
A largada foi lançada e em terceiro nas primeiras voltas parti pro ataque ao segundo. Os primeiros 20 minutos foram os piores. Ainda não tinha feito a digestão do almoço e estava realmente passando muito mal. Toda trepidação na pista fazia a comida se revirar no meu estômago. Fora isso o calor estava insuportável. Como resultado, rodei duas vezes sozinho e após ter largado em terceiro me vi cair pra sexto e fora do pódio. Nos 40 minutos finais me senti mais disposto e as nuvens chegaram para refrescarem a pista. Comecei a imprimir um ritmo forte e fui chegando no quinto até conseguir a ultrapassagem a algumas voltas do fim. Na verdade havia terminado em quarto, já que fiquei sabendo no final da corrida que um piloto que chegou na minha frente correu sem lastro com apenas 55 kg e não entraria na disputa. 
No começo da pesagem da saída já percebi logo um alvoroço na balança. O Francisco Lopes, que na corrida foi o segundo, havia sido eliminado por 400 gramas. Perdeu bem mais peso que eu, já que ele havia pesado 91,5 kg na entrada. Já fui para a balança com medo do que poderia acontecer. Quando vi o marcador não acreditei. Uma hora de tortura medieval, bolhas nas mãos e cansaço físico extremo para nada. Despenquei de quarto para último. Me restou a medalha em forma de reator Ark (também muito legal) como prêmio de consolação.
O campeão foi o camarada Ricardo Stelling que faturou ainda R$ 500,00 de premiação (podia convidar a mim e ao Chico para tomarmos uma cerveja com essa grana com o propósito de zoar a gente. Que tal?). O Eduardo Chinelli assumiu a posição do Francisco Lopes e foi o vice-campeão. No final das contas o Alexander Severing que terminou a corrida em sexto foi o terceiro no pódio. Do quarto para trás estava formada a confusão. Na metade da prova a cronometragem parou e ninguém sabe ao certo se o quarto e o quinto colocado de fato são as pessoas certas. Alguns vídeos têm sido postados e a organização vai buscar apurar os fatos e ver se a direção de prova cometeu algum equívoco na classificação final. Não acredito que teremos a classificação dos 30 competidores, mas assim que ao menos o resultado oficial do pódio for divulgado posto pro aqui.
No geral gostei bastante da disputa e se ano que vem tiver mais participarei com certeza. Não estava na minha melhor forma física, já estive muito melhor esse ano, mas gosto desses tipo de competição de resistência e procurarei me preparar melhor daqui pra frente.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Campeonato Estadual de Kart de competição chega à Final

Nesse final de semana o Kartódromo Volta Redonda sediará a última etapa do ano do Campeonato Estadual de Kart de competição do Rio de Janeiro. Com um valor bastante acessível, a competição ao longo do ano atraiu diversos competidores para suas muitas categorias. Nessa última etapa a organização espera participação recorde de aproximadamente 100 pilotos.
O amigo organizador Alexandre Odo escreveu no facebook essa semana sobre o campeonato: "Graças ao esforço de todas as equipes, kartódromo, Faerj e a presença massiva de nós, pilotos, o Campeonato tem sido um sucesso. Nesta etapa, teremos a participação de um número Recorde de pilotos destes 12 anos que participo."
Os treinos livres já começaram nessa chuvosa sexta. Confira abaixo a programação completa do evento e os preços para inscrições. Os fominhas de plantão que quiserem participar precisam correr e acessar a página do evento no facebook: http://www.facebook.com/events/268398353282672/?ref=notif&notif_t=plan_user_joined

Dia 14/12- Treinos Livres 2T e 4T
Dia 15/12- Campeonato Estadual de Kart 2 Tempos - RJ/Treinos 4T
Dia 16/12- Campeonato Estadual de Kart 4 Tempos - RJ

Etapa válida para:

8a Etapa do Estadual de Kart 4T
2a Etapa do Sul-fluminense de Kart 4T
1a Etapa do Sul-fluminense de Kart 2T

Menor valor de Inscrição do Brasil (Camp.Federado)

F4 Light (categoria de entrada Subsidiada) : R$ 120,00 *
Cadete, SuperSport, F400 Grad. e F400 Sênior : R$ 220,00 *
Categorias 2T (Jr., Jr.Menor, Sprinter e Sënior) : R$ 300,00 **

* Valores com Taxa de Pista e Combustível de Domingo (prova) Incluídos na Inscrição das categorias 4T!

** As categorias 2T deverão utilizar combustível próprio - não fornecido pela Organização e não incluso no valor da inscrição

14/dez - Sexta-feira - Treinos Livres
Início Término Atividades
08:00 09:00 Treino Livre Cadete
09:00 12:00 Treino Livre 2T
12:00 13:00 Treino Livre Cadete
13:00 17:00 Treino Livre 4T Adultos (Todas)

15/dez - Sábado - Corridas 2T e Treinos Livres 4T
Início Término Atividade
09:05 10:00 Treino Livre 2T
10:00 10:50 Treino Livre Cadete
10:15 Briefing
11:00 11:10 Tomada Sprinter
11:20 11:30 Tomada Sênior
12:00 Corrida Sprinter
12:30 Corrida Sênior
13:00 Corrida Sprinter
13:30 Corrida Sênior
14:00 18:00 Treino Livre 4T Adultos (Todas)

16/dez - Domingo - Corridas 4T
Início Término Atividades
08:30 08:45 Briefing Cadete
08:45 09:00 Briefing Demais Categorias
09:10 09:30 Warm-Up F400
09:35 09:55 Warm-Up Cadete
10:00 10:20 Warm-Up F4 Light / Super Sport
10:00 10:20 Abastecimento F400
10:30 Corrida F400
10:30 10:50 Abastecimento Super Sport
11:00 Corrida Super Sport
11:00 11:20 Abastecimento Cadete
11:30 Corrida Cadete
11:30 11:50 Abastecimento F4 Light
12:00 Corrida F4 Light
12:30 Pódio Cadete
12:30 13:30 Intervalo
13:30 13:50 Abastecimento Super Sport
14:00 Corrida Super Sport
14:00 14:20 Abastecimento F400
14:30 Corrida F400
14:30 14:50 Abastecimento F4 Light
15:00 Corrida F4 Light
16:00 Pódio das demais Categorias 4T


Parabéns à organização pelo sucesso obtido em 2012 e que em 2013 o campeonato siga tendo todo esse prestígio e ótimas disputas.

Última disputa do ano

Troféu em jogo amanhã em Guapimirim

Amanhã, 15 de dezembro, em Guapimirim terei minha última corrida de kart do ano. Recebi o convite do amigo Francisco Lopes e não resisti quando vi a foto acima. Esse troféu espetacular foi feito pela Zanoello a pedido do organizador do evento, o Alexander Couto. 
Como não poderia ser diferente, dado o troféu, a competição se chamará Iron Man e terá duração de uma hora ininterrupta. O briefing começará às 11:00, com entrada na pista para o qualify às 13:30. A largada da corrida de uma hora de duração está prevista para as 14:00. Serão 30 pilotos em busca de cinco troféus como esse da foto e os três primeiros ainda recebem premiações em dinheiro.
Fiquem todos na torcida por mim e considerem-se convidados a assistirem a corrida amanhã em Guapimirim. E como não podia faltar, um pouquinho de Black Sabbath no link abaixo para trazer boas vibrações.

https://www.youtube.com/watch?v=MII3ns2KTBc

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Nicolas Costa ganha o Capacete de Prata

Luiz Razia ganhou o capacete de ouro e Nicolas ficou com a prata

O verdadeiro Oscar do automobilismo nacional. Assim pode se intitular o prêmio Capacete de Ouro. Pilotos recebem a premiação em 17 diferentes categorias e a festa é recheada de celebridades do mundo automobilístico. A premiação aconteceu na última segunda-feira, dia 10/12 em São Paulo.
O carioca Nicolas Costa venceu o prêmio na Categoria Fórmula Futuro em 2010, quando se sagrou campeão da categoria de mesmo nome apadrinhada por Felipe Massa. Na ocasião, Nicolas foi convidado a ingressar a academia de pilotos da Ferrari, na Itália, e lá está até hoje.
Esse ano Nicolas foi campeão Europeu e Italiano da Fórmula Abarth, porta de entrada do automobilismo europeu. Dado o prestígio da competição, Nicolas já pensa em alçar voos maiores e disputar categorias mais visadas como a GP3. 
Os bons resultados em 2012 não foram suficientes para assegurarem o prêmio capacete de ouro esse ano. O título ficou com Luiz Razia, baiano vice-campeão da GP2 e que provavelmente ingressará na F1 em breve. Ainda assim Nicolas está de parabéns e todos nós continuamos torcendo pelo seu sucesso aqui do Brasil.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Fabio Konrad faz bonito representando o Brasil em Bolonha

Fábio Konrad representou o Brasil com o kart 13


O piloto carioca Fábio Konrad era o representante brasileiro na final mundial do Red Bull Kart Fight, campeonato de kart amador reunindo pilotos de todo mundo. Konrad foi o campeão da seletiva brasileira disputada em outubro no kartódromo MMOA em São Paulo.
A todo momento Fabinho se mostrava emocionado em representar o país e todos os pilotos e amigos que aqui estavam na torcida. "Que eu possa representar muito bem nosso Brasil! Grande abraço em todos! Vamos que vamos!", disse o piloto pelo facebook alguns dias antes da final.
A grande final mundial foi disputada na Itália, na cidade de Bolonha no último domingo 09 de dezembro. Ao todo, 20 pilotos de diferentes nacionalidades lutavam pelo título. O grande campeão foi o japonês Shinji Sawada, de apenas 13 anos. Fábio Konrad fez ótima corrida e terminou em quarto, por muito pouco não ficando com a terceira colocação.
O piloto brasileiro está de parabéns e todos nós torcemos pelo seu sucesso no futuro das pistas!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Triste notícia para o kartismo carioca

Quando será o golpe de misericórdia? Mais uma triste notícia para o kartismo carioca. O Point Kart Indoor divulgou nota declarando que não receberá mais grupos e nem competições. Confira abaixo a nota na íntegra.

"O POINT KART INDOOR comunica para os devidos fins que em 2013, manterá os seus já diferenciados serviços, voltados apenas ao segmento de kart de lazer, não mais atendendo a competições ou campeonatos de kart amador.
Aos pilotos e amigos que apreciam se divertir no POINT KART INDOOR, estaremos mantendo a mesma excelência em serviços prestados, que nos caracterizou ao longo de todos estes anos.
Atenciosamente
POINT KART INDOOR
Pilote o seu lazer !"

Junto da nota não houve nenhum tipo de justificativa para tal decisão. De uma forma ou de outra, os maiores perdedores somos nós, pilotos atuantes de kart indoor.