segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pareceres seletiva Velopark para o IKWC

Um dos representantes do Rio de Janeiro na seletiva, meu amigo Francisco Lopes, relatou suas ótimas experiências no Rio Grande do Sul. O mesmo ficou impressionado com a estrutura do kartódromo e de todo o evento em si. Parte desse espetáculo pode ser acompanhado no vídeo da final acima. Desde o briefing até a premiação a organização deu um verdadeiro show. Muitas empresas se interessaram pelo evento e os patrocínios apareciam por todos os lados em abundância, uma verdadeira demonstração de maestria e profissionalismo.
Em suma, a seletiva apresentou tudo aquilo que falta no kartismo carioca. O porque das empresas não demonstrarem o interesse que deveriam pelo kartismo talvez seja respondido por erros nossos. Estaríamos simplesmente deixando de aproveitar certas oportunidades pela falta de profissionalização e desinteresse que demonstramos aceitando tudo como uma grande brincadeira? Para se alcançar o profissionalismo e o interesse de grandes empresas patrocinadoras é preciso apresentar força de vontade de nós, os interessados, para que todos vejam o kartismo verdadeiramente como um esporte e não mais como um hobby de final de semana. A partir daí, quem sabe, as estruturas dos locais onde podemos praticar também não busquem essa profissionalização visando atrair mais eventos para seu estabelecimento. Será que realmente depende de nós? Acredito que sim.

sábado, 25 de junho de 2011

Jazz & Blues Festival em Rio das Ostras


Tenho andado um pouco sumido. A resposta para isso é o festival de Jazz e Blues aqui em Rio das Ostras, minha segunda cidade preferida no mundo. O evento, que já está em sua nona edição, é muito maior do que eu imaginava e tem me surpreendido bastante. Ontem assisti a um show incrível do Bryan Lee, uma lenda do Blues! Nem curto tanto o Jazz, mas o Blues que tem tocado por aqui é simplesmente sensacional! Da melhor qualidade!
A cidade fica inteiramente envolvida pelo festival e existem quatro palco em localidades variadas e com atrações bem interessantes. O camping em Costazul é onde acontecem os principais shows e concentra a maior quantidade de pessoas. Todo dia a partir de 20h o lugar fica lotado por cerca de 20 mil pessoas. Dê uma olhada na programação aqui e caso se interesse me procure e venha curtir o sabadão por aqui.




terça-feira, 21 de junho de 2011

Programação da seletiva para o IKWC no Velopark


Acontecerá nesse final de semana, dias 25 e 26 de junho (sábado e domingo), a Seletiva Velopark para o Mundial de Indoor Kart. O resultado do sorteio das baterias está disponível para consultas no site http://www.amilkartshow.com.br/seletiva-velopark/pilotos-inscritos/.  O evento, que fará parte do calendário de kart amador em 2012, contará com a presença de mais de 230 pilotos vindos de diversos estados do Brasil e na maior infra estrutura para prática do automobilismo do Brasil localizado em Nova Santa Rita do Sul, a 20 minutos de Porto Alegre.  

O vencedor receberá o maior prêmio já pago no kartismo amador brasileiro e poderá ser assistida AO VIVO através do site -  www.velopark.com.br  -  com imagens da pista, narração e cronometragem online.  Além disso, todos terão notícias e fotos durante a cobertura. 

Ainda restam duas vagas de desistentes e o valor da inscrição é de R$ 270,00. 
Os interessados devem escrever para o endereço seletiva-velopark@amilkartshow.com.br Informando seu nome completo, CPF e peso. Após receber o número da conta deverão depositar o valor imediatamente na conta que for informada.   

Haverá cobertura da mídia local e matéria no programa  "Curva do S", do canal a cabo Speed Channel.

Programação da Seletiva Velopark
Programação
Dia 25/06 - SábadoCredenciamentoBateria ABateria B
Grupos 1 a 47:00 as 7:2009:00 as 10:2014:00 as 15:20
Grupos 5 a 87:20 as 7:4010:20 as 11:4015:20 as 16:40
Grupos 9 a 127:40 as 8:0011:40 as 13:0016:40 as 18:00
Briefing Geral : 08:15



Dia 26/06 - DomingoBateria CSEMIFINAIS
Grupos 1 a 408:00 as 9:2014:00FINAL
Grupos 5 a 89:20 as 10:4014:3016:00
Grupos 9 a 1210:40 as 12:0015:00
Sorteio Geral : 13:30


Pódio : 17:00

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Inscrições abertas para a 4ª etapa da F46 OPEN em Guapimirim

No dia 03/07  a partir das 10h será realizada a histórica primeira etapa da F46 em Guapimirim. O grupo já realizou competições paralelas por lá, como a sua primeira Road Trippin`, mas com as antigas condições precárias dos karts era inviável deslocar seus mais de 70 pilotos para a realização de uma etapa oficial. A situação do local hoje é completamente diferente e as condições dos karts são excelentes. Tirando pequenos problemas com ondulações na pista (pouco sentida com os motores de 13 hp) e a ainda deficiente infra-estrutura, a etapa tem tudo pra ser um sucesso. Os interessados em se inscreverem na OPEN para correr ao lado de várias feras do kartismo carioca  devem visitar a página da categoria no site da F46 e seguir lá as instruções, ou simplesmente enviar um e-mail para f46kartracing@gmail.com fazendo a solicitação de inscrição. Abaixo a tabela de classificação da competição até o momento.

sábado, 18 de junho de 2011

Resultados do 1º Endurance de Guapimirim

Uma agradável tarde em Guapimirim presenteou todos os participantes e torcedores que participaram do 1º Endurance de Guapimirim. Finalmente pude comprovar que os karts se encontram em condições muito parecidas e proporcionando ótimas disputas. Uma parte da pista ainda precisa ser terminada, mas gostei bastante do traçado utilizado hoje. Circuito bastante técnico que exige perícia em certos pontos. Treino é fundamental para acertar.
Sobre a corrida, foi possível perceber uma perda muito acelerada das pastilhas de freio. Aconselho todos os grupos que forem correr por lá cobrarem pastilhas novas ao kartódromo e nos briefings aconselhar pilotos a evitarem frear junto da aceleração, o que ajuda a acelerar o processo.
Como minha equipe estava desfalcado, corremos apenas eu e o Chico Lopes na equipe da F46. Sem treino na pista, o Chico não conseguiu nada além da décima quinta posição no grid. A largada era Le Mans e o meu amigo careca cabeludo mostrava receio por nunca ter participado de largada desse tipo. Tal medo logo se mostrou realmente necessário. Chicareca fez a largada Le Mans mais esdrúxula já presenciada pela humanidade. O momento pode ser presenciado no vídeo da equipe Caramujos acima. Eu que estava atrás dele segurando o kart não conseguia controlar os risos. Ao pular pro kart ele tropeçou em alguma coisa e caiu em cima do motor com as pernas pro lado de fora da lateral do kart. Fiquei uns dez minutos rindo disso toda vez que lembrava e continuo rindo até agora. Após essa grande galhofa da largada, óbviamente nossa apresentação não seria das melhores. Chico começou a ter problemas com o freio e logo pediu a troca. Nossa primeira troca foi muito confuso e logo ali percebemos que faltava alguém nos bastidores ou um membro a mais da equipe para ajudar. Fui pra pista e logo vi que meu kart não iria colaborar muito. Estava muito acelerado e quase sem freio. Nas voltas finais eu já pedia desesperadamente a troca porque não tinha mais nenhuma condição de fazer a curva 1. Fizemos um total de cinco trocas e pegamos ótimos karts nas seguintes, mas no final da última perna do Chico o freio voltou a falhar e fui obrigado a entrar na pista cedo. Peguei um kart que na hora em que saí já estava com a pastilha de freio quase no aço, mas resolvi ir assim mesmo, porque nessa altura já seríamos os últimos com tantos problemas de qualquer jeito. Para a minha surpresa o kart era excepcional de miolo e com o pouco de freio q tinha consegui ir muito bem no começo. Mas já na décima volta bye bye freio e daí pra frente foi na base do sufoco. Fazer a curva 1 era impossível sem tirar o pé na metade da reta, qualquer um me passava. Nem tomar volta eu conseguia, já que na ânsia de me passarem alguns líderes vinham por fora e eu sem freio não conseguia tirar e as batidas eram inevitáveis. Levei até o final com a vitória da equipe formada pela dupla Felipe Piatigorsky e Humberto Rubin do KartGP.
Guapimirim está mais do que aprovado. Os problemas com freios são compreensíveis numa competição desse tipo e o trabalho por lá é bem visível. Enfim o Rio de Janeiro ganha uma nova opção de pista para os amantes do kartismo.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Programação do final de semana

Dois dos principais grupos do Rio de Janeiro terão etapas do seu calendário regular nesse final de semana. Segue a programação do XKart e do Kart Riders, ambas etapas no cimento.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Evento: 4ª etapa de 2011
Local: Top Kart Barra
Data: 19/06/2011 (domingo)
Horário: não informado
Contato: info@kartriders.com.br

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Evento: 4ª etapa de 2011
Local: Point Kart Indoor
Data: 19/06/2011 (domingo)
Horário: 14h00
Contato através do site:
http://www.xkart.com.br/Email.asp
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 
Obs 1: A 4ª etapa da F46 inicialmente marcada para esse domingo dia 19 no Rio Shopping foi transferida para o dia 03/07 no Kartódromo Internacional de Guapimirim.

Obs 2: Amanhã acontece em Guapimirim o Endurance organizado pelo Filipe Jorge e Thiago Amorim. A previsão de entrada na pista é de 13h. 

Caso queira divulgar a etapa do seu grupo aqui basta enviar e-mail para felmarcel@gmail.com com os dados do evento. Esse espaço é do kartismo carioca.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

COPA BRASIL DE KART INDOOR 2011

A lista de pilotos inscritos para a Copa Brasil de Kart Indoor 2011está dando gosto de ver. Com todos praticamente confirmados, faltam ainda poucos a ganharem o carimbo de confirmação, fica a certeza de que a disputa será alucinante. Confira no link abaixo a lista de inscritos confirmados.

COPA BRASIL DE KART INDOOR 2011 - Pilotos confirmados

terça-feira, 14 de junho de 2011

1º Endurance de Guapimirim será nesse sábado

Sábado será um importante dia para o kart amador carioca. Pilotos de todos os grupos participarão do Endurance organizado pelos amigos Filipe Jorge e thiago Amorim. As novas condições de Guapimirim caíram como uma luva para o evento, já que a programação inicial era de um pega no Top Kart Barra. As condições de segurança e de equipamentos do kartódromo barrense assustaram os organizadores que prefiriram adiar a ideia e acabaram acertando na loteria. Os trabalhos na pista se iniciarão às 10h00 com os treinos livres. Às 12h30 se iniciará o briefing dos pilotos e às 13h00 todos estarão na pista para o início do qualify. Segue abaixo as equipes já confirmadas até o momento e seus respectivos componentes.

Ed/Cassio/Otavio
Ed Cordeiro
Cassio Kempers
Otavio Porto

TK Racing
Everton Ernani
Paulo Fernandes
Bruno Pontes
Carlos Navarro

Aza
José Roberto Aza
Sergio Araujo
Rodolfo Reis
Vinicius Albudane


Kart GP
Filipe Jorge
Pedro Washington
Lucas Motta
Fernando Magalhães

Troglô
Gustavo Labanca
Renato Vidal
Ricardo Simonsen
Marcelo Rodriguez

Henning
Rafael Henning
João Tubino
João Tubino
Matheus Porto

Piatgorsky/Rubin
Felipe Piatgorsky
Humberto Rubin



Amorim
Pedro Ivo
Fernando Netto
Fernando A Netto
Thiago Amorim

Apple 1
Luiz Sanchez
Flavio costa
Carlos Nadaes
Alexandre Odo
Poul 1
Poul Hornemann
Gil Martins
Sergio Pezente
Raphael James


Apple 2
Alexandre Odo
Luiz Sanchez
Flavio costa
Carlos Nadaes

Guiga
Guiga Rocha
Versolírio Junior
Orlando Afonso
Leandro Ahmed

F46
Chico Lopes
Felipe Siqueira
Luiz Gustavo
Felipe Marcel

Kaiuca Team
Elias Kaiuca
Felipe Assumção
Guilherme Kaiuca


Bighi
Kaio Bighi
Bruno Bighi
Felipe Pimentel
Sergio Pimentel

Poul 2
Carlos Siscowicz
Carlos Tech Siscowicz
Leo Bel 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Recorde de amigos!

Enfim um tempinho pra falar da 3ª etapa da F46. As corridas foram realizadas no domingo dia 05/06 no Point Kart. Aliás, premitam-me uma correção, corridas coisa nenhuma. Corridaças! Só teve emoção! E tudo isso na "travadíssima" pista do Point Kart.
Fora a emoção na pista, o destaque da etapa foi na verdade o recorde de pilotos em etapas do grupo. Ao todo 74 competidores compareceram, sendo 31 deles da categoria OPEN. É incrível o status que essa galera da OPEN vem ganhando na F46. Hoje em dia muita gente fica aguardando o início das baterias (e nesse final de semana foram três) pra ver pilotos de qualidade indiscutível. Darão muita dor de cabeça à organização na temporada 2012...
Nas categorias fixas talvez a maior surpresa ficou por conta da vitória da Henrique Monteiro na ACE. O piloto mostrou excelente evolução ao ingressar na principal categoria da F46 e lidera o campeonato após uma corrida fantástica em que largou em terceiro e pulou para a liderança nas voltas finais.
A minha corrida mais uma vez foi patética. Fora a noite virada e o cansaço pós-desembarque, nunca vi um desequilíbrio tão grande em um equipamento do Point Kart. Sei que a questão é pontual, mas a diferença era gritante do meu kart para o dos outros pilotos.  Mantenho minha regularidade e continuo na rabeira, mas luta não faltará até o fim e sei que meu lugar não é esse. Tenho condições de sair dessa incômoda posição.

sábado, 11 de junho de 2011

Como nasceu o grupo: Kart Riders

Amizade em alta velocidade é o lema do Kart Riders, grupo que enaltece o "Como nasceu o grupo" de hoje. O texto no site do KR me poupou muito trabalho. É perfeito! Abrange exatamente tudo aquilo que essa série deseja saber. Segue abaixo a história do KR, um dos grupos mais fortes e sólidos do Rio de Janeiro.

A marca registrada da maioria dos clubes de karts de lazer espalhados pelo Brasil e pelo mundo, é a reunião de amigos para correr de Kart. É desta forma que a maioria dos clubes surgiram e surgem ao longo do tempo e, por onde os apaixonados pelo automobilismo e postulantes a pilotos estreiam neste competitivo esporte.
Tudo começou em Abril de 2004, quando José Roberto Gallo, o "AZA", que até então competia e organizava corridas de motocross, resolveu juntar alguns amigos mais próximos para correr de Kart. A idéia agradou a todos e no dia 29 de Abril, AZA batiza o grupo com o nome Kart Riders, cria a lista de discussão no yahoogrupos e inicia a troca de e-mails para marcar a primeira corrida. Naquele momento, ninguém imaginava a dimensão que o Kart Riders tomaria e o que estava por vir...
Dia 06 de maio de 2004(quinta feira), nesta noite, os 8 primeiros amigos se reuniram para a corrida no extindo Tijuca Kart Indoor, que ficava no estacionamento do supermercado Carrefour da Tijuca-RJ. Ver foto abaixo:




Algumas corridas depois, contamos com o grande interesse das pessoas e com o rápido crescimento do grupo, com isso, vimos o Kart Riders ficando grande e forte, dando a possibilidade de realizarmos corridas com várias baterias separadas por nível técnico e até criar um campeonato oficial. Esta possibilidade se tornou realidade quando foi realizada a 1ª Copa da Amizade, que aconteceu de setembro a dezembro de 2004 em 4 belas etapas. Muita festa, confraternização e mais de 200 pilotos na pista durante as etapas.
Em 2005 tivemos a nossa primeira temporada inteira, com 10 etapas, que aconteceram de fevereiro a novembro deste ano. O campeonato teve 4 categorias de 10 pilotos e um grande show dentro e fora das pistas.
No ano de 2006 o Kart Riders se consolidou como um dos principais clubes de kart de lazer do Brasil, pela sua qualidade, tamanho e importância. Um grande campeonato com 6 categorias, além das sempre tradicionais baterias de convidados e da KR-Batom (Feminina).

FICHA COMPLETA

Nome oficial: Kart Riders
Criação: 29 de abril de 2004
Presidente: José Roberto Gallo "AZA"
Número de integrantes: 48
Número de etapas ao longo do ano: 10
Comunidade no Orkut: Kart Riders RJ- Brasil
Twitter:  @kartridersrj
Perfil no Facebook: Kart Riders
Contato: info@kartriders.com.br

Você que organiza uma competição de kart indoor e deseja ter a história do seu grupo contada aqui pode enviar o texto para felmarcel@gmail.com. Utilizem o texto desse post como modelo e envie o máximo de dados que puderem.

Até o próximo Sábado com mais um "Como nasceu o grupo"!