terça-feira, 31 de maio de 2011

COPA BRASIL DE KART INDOOR 2011 - Lista de inscritos

Já se encontra no site da Copa Brasil de Kart Indoor a lista de pilotos inscritos. As inscrições ainda estão abertas, gerando lista de espera. Todas as vagas foram preenchidas em 24 horas.

Todos continuarão sendo informados sobre as novidades através do site, redes sociais e e-mail.

COPA BRASIL DE KART INDOOR 2011 - Pilotos inscritos

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bolão da F46


A organização da F46 já está aceitando apostas para o Bolão da 3ª etapa. Qualquer um pode participar, sendo piloto do grupo ou não, e o melhor de tudo é que é grátis. É muito divertido participar de um fantasy game e disputar com seus amigos algo além de vitórias nas pistas.
O Bolão é um meio muito interessante de atrair a torcida de pilotos e parentes por diversos participantes, aqueles que ele considera que completarão o pódio. A meta é que o bolão seja mais um atrativo para as torcidas, assim como acontece com o campeonato de equipes da F46 que forma verdadeiras torcidas organizadas do lado de fora da pista.
O atual líder é Thiago Clark da SEMI-PRO. O blogueiro que vos fala é o atual campeão do Bolão, que no ano passado era organizado exclusivamente pelo ser capilarmente paradoxal conhecido como Chicareca. Na ocasião a competição era conhecida por "Pitacos do Chicareca", mas a organização da F46 se baseou na idéia de Francisco Lopes e tomou a dianteira da ideia. Portanto, posso me considerar o atual campeão do Bolão da F46 e com isso ganhei um sensacional livro biografia de Ozzy Osbourne que ainda não tive o prazer de ler, mas com certeza o lerei ainda esse ano. Atualmente sou o 4º colocado de até então 23 participantes, mas vou correr atrás do bi-campeonato, já que nas pistas mesmo a coisa tem andado muito complicada...

sábado, 28 de maio de 2011

Como nasceu o grupo: BV

O "Como nasceu o grupo" de hoje traz ninguém mais ninguém menos que o primeiro grupo de kart indoor do Rio de Janeiro, o BV. Segue relato retirado do site do grupo sofrendo algumas edições, com autorização do presidente Enio Russo.


O Campeonato BV de Kart Indoor surgiu de uma brincadeira entre onze amigos fãs do automobilismo - Marcelo Autran, Eduardo Autran, Paulo Villarim, Enio Russo, Miguel Lopes, Joaquim Melo, Ricardo Lisboa, Ivan Abadesso, Lincoln Souza, David Araújo e Sérgio Monteiro -, que viram nas pistas de kart de aluguel, que surgiram em 1996 nas principais cidades do país e no Rio de Janeiro em particular, um espaço para praticar seu esporte favorito. Do primeiro Campeonato, em 1996, até hoje houve uma grande evolução em termos de organização e porte do campeonato, mas a essência é a mesma: uma grande confraternização entre amantes da velocidade. Já há algum tempo o BV tem se mantido como um dos principais grupos do kart indoor carioca e do Brasil.
O primeiro campeonato em 1996 foi disputado em oito etapas, que percorreram sete pistas diferentes. Um total de treze pilotos disputou as provas. Já em 1997 o grupo experimentou certo crescimento e o campeonato propriamente dito teve sua forma de disputa alterada devido ao aumento do número de participantes. Os pilotos foram divididos em 3 categorias, A, B e C, sendo a A formada pelos pilotos do I Campeonato e as demais preenchidas pelos novos participantes, classificados de acordo com os tempos obtidos numa sessão de qualifying. Em paralelo, foi disputado o Campeonato Inter-Categorias, no qual foram computadas as melhores voltas de cada piloto ao longo das provas do campeonato. Foi instituída a premiação de medalhas para os três primeiros colocados de cada bateria. Um total de 31 pilotos tomou parte nas nove etapas, sagrando-se campeões ao final:
No quarto campeonato em 1999 foi necessária uma renovação total da forma de disputa, devido ao grande aumento do número de participantes. Procurou-se estabelecer uma fórmula que mantivesse a competitividade e o interesse de todos os participantes ao longo de todo o campeonato, dividindo-o em duas fases, uma classificatória e uma decisiva. 
No ano de 2004 verifica-se uma evidente evolução no sentido de atender aos anseios dos pilotos fixos ou convidados. Passou-se a usar uma designação diferente para os pilotos inscritos regularmente e que passaram a ser chamados de titulares (antes efetivos) e os demais de reservas (antes convidados) e, além disso, foi introduzida uma importante modificação no regulamento, velho anseio de vários pilotos por muitos anos: o uso de lastro. Essas duas práticas são sempre um forte indício de que o campeonato almeja atrair mais pilotos para suas competições apresentando a todos mais equilíbrio.
Algo louvável na história do BV foi a precoce exigência do uso obrigatório de Luva, macacão e capacete em suas corridas de 2005. Tal prática tende a ser adotada por outros grupos num futuro próximo, numa época em que a segurança dos kartódromos vem sendo amplamente debatida.
Curiosamente ao final desse post me veio à cabeça o que significa a palavra BV. Alguém aí sabe dizer?


FICHA COMPLETA

Nome oficial: BV Kart Indoor
Criação: 1996
Presidente: Enio Russo
Número de integrantes por etapa: 70
Número de etapas ao longo do ano: 10
Comunidade no Orkut: BV Kart Indoor
Perfil no Orkut: Não possui
Twitter:  Não possui
Perfil no Facebook: Não possui
Grupo no Facebook: Não possui
E-mail: ouvidoria@bvkart.com.br

Você que organiza uma competição de kart indoor e deseja ter a história do seu grupo contada aqui pode enviar o texto para felmarcel@gmail.com. Utilizem o texto desse post como modelo e envie o máximo de dados que puderem.

Até o próximo Sábado com mais um "Como nasceu o grupo"!




sexta-feira, 27 de maio de 2011

F46 realizará sua 4ª etapa de 2011 em Guapimirim

Agora é oficial, a 4ª etapa da F46 foi transferida do Rio Shopping para o Kartódromo Internacional de Guapimirim. Será a primeira vez que o grupo realizará uma etapa oficial no local. Uma corrida da primeira Road Trippin' em 2008 teve Felipe Prado como vencedor. As condições mínimas para uma etapa equilibrada e segura de uma competição do porte da F46 não foram atendidas pelo kartódromo da Freguesia e por isso o local será retirado do calendário de etapas da F46 até que a situação sofra fortes melhorias. 
Para a sorte do grupo o KIG conta agora com uma frota inteiramente nova de karts 13 hp com diferença máxima de 0,3 segundo em uma volta de 35 segundos na sua fantástica pista. A tendência é que mais uma etapa seja marcada no local no 2º semestre, prestigiando o trabalho feito pela equipe do kartódromo para voltar a receber competições de grupos indoor. As condições em que se encontram o estabelecimento e os equipamentos pode ser vista AQUI.
O maior problema é que a etapa precisou sofrer alteração de data. Devido à falta de datas disponíveis para grupos, foi transferida do dia 19/06 para o dia 03/07, uma semana antes da final do primeiro semestre que será no dia 10/07 em Volta Redonda. Dado o preço salgado das duas etapas, a organização da competição sugere que os pilotos já comecem a economizar o dinheiro que gastariam no dia 19/06 para ser gasto apenas dia 03/07. Caso aplicado na poupança o gasto com etapa e treinos renderia algo em torno de R$ 1,00 e já seria o suficiente para a compra de um salgadinho servido pela simpática vendedora na barraquinha do local. =D

Aproveito para agradecer às 2000 page views em menos de 2 meses de blog. A visitação tem sido muito boa! Obrigado aos frequentadores assíduos, esporádicos e aleatórios!

E não se esqueçam que amanhã é dia de "Como nasceu o grupo"!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

1º Endurance de Guapimirim

Foi confirmada a data do 1º Endurance de Guapimirim para o dia 18/06 sábado com chegada prevista para 12h00. Um impasse se deu após a transferência da data e local do evento que a princípio seria realizado no Top Kart Barra no dia 05/05. Devido às condições preocupantes em que o estabelecimento e os equipamentos se encontravam o evento foi adiado e o local alterado. Os organizadores Filipe Jorge e Thiago Amorim acertaram na mão e pegaram o Kartódromo Internacional de Guapirim na melhor condição vista em muitos anos. Serão três horas de corrida com três paradas obrigatórias para cada equipe. O peso será de 85 kg para todos os pilotos (não é média). O custo por equipe será de R$ 720,00, um valor bem em conta se levarmos em consideração que o preço da bateria de 20 minutos é R$ 85,00, o que totalizaria R$ 765,00 para o tempo total do evento. Já estão inscritas 19 equipes e ainda restam quatro vagas.
Após a chegada da nova frota de 30 karts de 13 hp 0 km, aconteceu no último sábado a primeira etapa de Grupo, no caso o BV e o CIK. Apesar de não ter ido, conversei com diversas pessoas e não recebi uma reclamação de problemas passados por pilotos. Todos disseram que a frota estava muito equilibrada e a diferença de tempo nas baterias não ultrapassou 0,3 s em uma volta de 35 segundos.

Resumo do regulamento:

Data: 18/06/2011
Horário: 12:00
Equipes: 23 no máximo
Pilotos: Mínimo de 1 máximo de 6 por equipe.
Duração: 3 horas
Trocas: Entra no box e pega o primeiro da fila.
Troféu para as 5 primeiras equipes
Custo Bateria de 20 minutos: R$ 85,00
Custo Endurance 3 horas: R$ 720,00

Contato: fjorge@farosinvest.com.br
                

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Inscreva-se na Copa Brasil de Kart Indoor

Já estão abertas as inscrições para a Copa Brasil de Kart Indoor. Em uma hora de inscrições metade das vagas já havia sido preenchida. Algumas tiveram problemas  com a emissão dos boletos devido à problemas no sistema F2B, que gera esses boletos. A organização avisou que pilotos que tiveram esse tipo de problema podem ficar tranquilos que receberão via e-mail o boleto. O grande diferencial das inscrições para a Copa Brasil foi a possibilidade de já reservar treinos para o Sábado dia 27/08 e também efetuar a reserva de quartos em hotel. Todos esses gastos e mais a inscrição podem ser parcelados em até 3 vezes via boleto. Clicando no banner abaixo você já é direcionado automaticamente para a ficha de inscrição do site. Não esqueça de  dizer qual grupo de kart indoor você representará.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Descobrindo o velho mundo

Em Julho farei com certeza a viagem mais fantástica da minha vida. Rumarei ao velho continente fanfarrear e participar do IKWC, o mundial de kart indoor. A passagem já está comprada, o trajeto já está definido e falta apenas saber o que visitarei por lá. O ritmo frenético de organização da F46 e da Copa Brasil tem sido extenuante e não estou podendo me dedicar à viagem da forma que queria. Quando desembarcar terei todo o mês de Junho e mais uma parte de Julho para definir os últimos detalhes.
A saga começa dia 14 de Julho com o voo de Rio de Janeiro para Bruxelas, cidade onde passaremos a noite. Os primeiros membros da F46 a pisarem na Europa seremos eu, Arthur Vargas, Felipe Siqueira e Francisco "Chicareca" Lopes. Essa será nossa formação de equipe no mundial e na Nations Cup. No dia seguinte bem cedo partiremos para Paris de trem e nos encontraremos com Henrique Monteiro e Thiago Clark que também participarão do mundial, além da namorada do Thiago, Michele Salek. Lá ficaremos até o dia 19. Com certeza vai faltar tempo em Paris, mas infelizmente não poderemos ficar muito tempo por causa da data de início do mundial. No dia 19 pela manhã pegaremos um voo para Londres. Sim, nada de Eurotunel, sairia bem mais caro. Na terra da rainha passaremos 2 dias e no dia 21 tomaremos o rumo para o lugar onde provavelmente perderemos o rumo: Amsterdã! Passaremos duas noites lá num final de semana e o que sobrar de nossos corpos e mentes seguirá no dia 23 pela manhã para Liège, cidade próxima a Eupen na Bélgica onde será realizado o mundial. Lá encontraremos o casal amigo Gustavo Taveira e Meri Monteiro e assim os oito participantes da F46 no mundial estarão finalmente unidos. Nosso objetivo obviamente é que alguém chegue à final que será no dia 29, mas se isso não acontecer não nos entristecerá. Ainda ficaremos na Europa até o dia 2 de Agosto e nesse meio tempo visitaremos Leverkusen e Colônia na Alemanha. Ainda passaremos em Bruxelas novamente para um festival que terá o Dreamtheater como atração do dia e terminaremos com a faladíssima Brugge. Depois é pegar o avião novamente em Bruxelas e partir de volta pro Brasil.
Abaixo o mapa da viagem com os trechos em que passaremos na ordem. Legenda abaixo da foto.


1 - Chegada em Bruxelas prevista para o dia 15/07 de Julho no horário do almoço. Partida dia 16/07 pela manhã de trem.
2- Chegada em Paris dia 16/07 pela manhã. Partida dia 19/07 no horário do almoço de avião.
3- Chegada em Londres dia 19/07 à tarde. Partida dia 21/07 à tarde de avião.
4- Chegada em Amsterdã na tarde do dia 21/07. Partida dia 23/07 pela manhã de trem.
5- Chegada em Liège onde ficaremos hospedados durante o mundial. Alugaremos um carro para o deslocamento até Eupen. Ficaremos até o dia 28/07 ou 29/07.
6- Dependendo da data de término do mundial para os pilotos da F46 passaremos em Colônia um dia indo de carro de Liège.
7- Dependendo da data de término do mundial para os pilotos da F46 passaremos em Leverkusen um dia indo de carro de Colônia
8- Chegaremos em Brugge dia 31/07 durante o dia. Passaremos em Bruxelas novamente para o festival no dia 31/07. Partiremos no mesmo dia para Brugge de carro. Lá passaremos todo o dia 01/08 e sairemos na madrugada do dia 02 de carro.
9- Chegaremos na madrugada do dia 02 em Bruxelas para pegar o voo logo cedo de volta para o Brasil.

domingo, 22 de maio de 2011

Para o alto e avante!


Depois do bom resultado na 2ª etapa da F46 a fome de treinos que eu tinha até um ano atrás voltou. Estranho como eu não sentia mais falta disso e como a disputa tinha ficado de lado e eu passei a priorizar mais a organização. Não conquistei troféu por muito pouco no ano passado, em duas ocasiões, mas isso não me abalou nem um pouco. Eu simplesmente não me importava.
Agora quero voltar a subir nos pódios e voltar a me dedicar por bons resultados. Sei que sou capaz de uma posição muito melhor na tabela não só da F46 como de qualquer campeonato que eu disputar se voltar a me dedicar aos treinos. O grande problema é que justamente agora que estou na fome e o kartódromo é sem dúvida o que exige mais treinos devido ao equilíbrio dos karts eu só volto pra casa dois dias antes da etapa. Terei que fazer um intensivo de treinos talvez na sexta e no sábado e rezar pra não sentir as fortes dores na coluna que me prejudicaram no último treino lá. Participarei do mundial esse ano e não quero de jeito nenhum fazer feio e nem me machucar.
Mundial esse que por sinal fará parte do meu post de amanhã. Preciso ver muitas coisas ainda. Praticamente não tenho programação para os dias que ficarei na Europa. Alguma sugestão?

sábado, 21 de maio de 2011

O "Como nasceu o grupo" de hoje apresenta a história de um grupo de peso. O kartGP é um grupo novo, mas apresenta pilotos de nome e certa fama no kartismo indoor do Rio de Janeiro e do Brasil. Formado por campeões em diversos outros grupos do Rio de Janeiro, o KartGP possui provavelmente o plantel mais forte do estado. Agradeço ao amigo Hebert Sampaio pelo e-mail enviado no qual me basiei para relatar a história do grupo.

O Desafio KartGP nasceu após um bate papo entre amigos que discutiam os aspectos que mais agradavam nos diversos campeonatos de Indoor já existentes dos quais muitos participavam. Daí surgiu a idéia de fazer o "Desafio KartGP 2010"! A ideia foi bem básica, juntar os aspectos positivos dos campeonatos que todos conheciam e utilizar. Tudo o que era considerado prejudicial a um campeonato foi excluído. No primeiro ano a competição contou com 20 pilotos todos de altíssimo nível e o regulamento prevê uma disputa de todos contra todos divididos em duas baterias, uma entre os mais bem posicionados na tabela e outra com os pilotos de pontuação mais baixa. Esse sistema é muito interessante e produz um dinamismo empolgante na tabela. O campeonato possui 5 etapas com rodada dupla, o que totaliza 10 corridas ao longo do ano.
Em 2011 a competição passou a contar com 26 pilotos divididos em duas baterias, uma do 1º até o 13º na classificação e outra do 14º ao 26º. O grupo a princípio correria Em Volta Redonda, Guaratinguetá, Point Kart e Top Kart Barra, mas este último foi trocado por Guapimirim devido aos problemas que apresentou nos últimos meses. 

FICHA COMPLETA

Nome oficial: Desafio KartGP
Criação: Janeiro de 2010
Presidente: Felipe Piatigorsky e Filipe Jorge
Número de integrantes: 26
Número de etapas ao longo do ano: 5 com rodada dupla
Site: http://www.kartgprio.com.br/
Comunidade no Orkut: Não possui
Perfil no Orkut: Não possui
Twitter:  Não possui
Perfil no Facebook: Não possui
Grupo no Facebook: Não possui
E-mail: kartgp@desafiokartgp2010.com.br


Você que organiza uma competição de kart indoor e deseja ter a história do seu grupo contada aqui pode enviar o texto para felmarcel@gmail.com. Utilizem o texto desse post como modelo e envie o máximo de dados que puderem.

Até o próximo Sábado com mais um "Como nasceu o grupo"!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Programação do final de semana

Três grupos terão etapas do seu calendário regular nesse final de semana. Segue a programação do BV, CIK e Bondkart, curiosamente todos em pista outdoor.
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Evento: 4ª etapa de 2011
Local: Kartódromo Internacional de Guapimirim
Data: 21/05/2011 (sábado)
Horário: 9h
Possui bateria de convidados. 
Contato com Carlos Barbosa (carlos_barbosa_cik@yahoo.com.br)

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Evento: 4ª etapa de 2011
Local: Kartódromo Internacional de Guapimirim
Data: 21/05/2011 (sábado)
Horário: 12h30
Possui bateria de convidados. 
Contato com  Enio Russo (enio@novanet.com.br)


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Evento: 5ª etapa de 2011
Local: Kartódromo Volta Redonda
Data: 22/05/2011 (domingo)
Horário: 10h00
Contato com Newton Chan (contato@bondkart.com)



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Caso queira divulgar a etapa do seu grupo aqui basta enviar e-mail para felmarcel@gmail.com com os dados do evento. Esse espaço é do kartismo carioca.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Habemus Guapi

Dessa vez parece que vai! O Kartódromo Internacional de Guapimirim, codinome KIG, está com uma frota novinha de karts de 9 hp e 13 hp e finalmente atende aos apelos dos pilotos de indoor do Rio de Janeiro por mais uma opção no indoor. O presidente do CIK, Carlos Barbosa (dessa vez não vacilei no nome) me enviou um relato feito pelo Orlando Afonso do BV sobre as condições do kartódromo e me basiei muito nele para fazer este post. Desde já agradeço aos dois pela força. Liguei também para o Vinicius que trabalha no kartódromo e pude tirar as dúvidas finais.
Atualmente o kartódromo disponibiliza 25 karts 13 hp e 10 karts 9 hp, mas já solicitou a compra de mais cinco karts 13 hp e assim totalizará 30. Os motores são os tradicionais Honda e os Chassis da marca Mega, tudo 0 km. Um ponto interessante é a parceria entre a Mega e o Fernando Netto, responsável pelo kartódromo, para adaptar os chassis às curvas do KIG. O objetivo é deixar o kart o mais estável possível nas curvas e assim garantir uma diferença não maior do que 0,2 segundo em uma volta de 33 segundos por kart. O chassi possibilita a colocação de placas de lastro do lado esquerdo, aliviando a traseira. Porém o kartódromo ainda não dispõe das placas, estando estas para serem compradas até Julho. Apesar do KIG incluir a indumentária no preço da bateria, o mesmo ainda não possui todos os acessórios em boas condições. Então é bom que cada um leve seu próprio macacão e demais equipamentos, uma vez que o kartódromo exige o uso de macacão ou no mínimo calça e camisa de manga comprida.
As obras na pista estão praticamente finalizadas e a única pendência é o asfalto novo, todas as obras de nivelamento estão concluídas. Existem duas opções de traçado, sendo uma para o 13 hp (tempo de volta em 33 segundos) e outra para o 9 hp (tempo de volta em 42 segundos). O maior problema de todos ainda é a infraestrutura. O kartódromo não dispõe de uma área confortável para espectadores e também não há cantina. Existe uma espécie de barraquinha que vende coisas bem básicas como salgados e refrigerantes. Segundo o Vinicius o objetivo é atacar a parte de infraestrutura a partir de Julho.
O pagamento por enquanto só pode ser feito em dinheiro e custa R$ 85,00 a bateria de 13 hp e R$ 65,00 a bateria de 9 hp. A única promoção que o kartódromo oferece é na segunda bateria de 13 hp no dia o piloto pagar R$ 80,00. O horário de funcionamento é de 08h às 17h de quarta à sexta e nos finais de semana os horários destinados ao indoor são de 11h às 13h e de 16h às 18h. Para grupos existe a possibilidade de reservar esse intervalo de três horas, desde que agendado com antecedência. Vale ressaltar que o kartódromo não possui iluminação e a partir de 17h nessa época do ano a visibilidade já está muito prejudicada.
Me lembro que havia placas que orientavam na chegada ao kartódromo, mas segundo o Orlando Afonso foram roubadas. Então caso deseje chegar até lá é bom seguir o mapa abaixo para não se perder.



Endereço: Av. Vitor Konder, 12
Cidade: Guapimirim
Telefone de contato: 21-78759523
Coordenadas do KIG: -22.59361, -42.995752

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Respirando mais aliviado

A etapa de ontem da F46 provou mais uma vez o ótimo momento que o grupo vive. Como de costume tivemos duas baterias da OPEN, o que tem sido excelente e mostrado ótimas disputas. Toda etapa novas caras aparecem para conhecer o que é a F46 e todo o bom clima que as etapas têm proporcionado. Foram apenas três faltas nas categorias fixas que contou com 47 pilotos e mais os 20 da OPEN, totalizando 67 corredores, quase um recorde. É louvável também o excelente atendimento do Top Kart Barra que fez o máximo possível para equilibrar os karts e atender a todos muito bem. Em resumo, um domingo excelente para a F46.
Logo cedo entraria na pista a ACE, num horário que não é o habitual do grupo, mas se mostrou muito bem aceito não só pelos pilotos como também pelas namoradas. Eu precisava de um bom resultado, principalmente após minha patética apresentação em Volta Redonda. De volta ao tipo de piso em que históricamente me dou melhor estava esperançoso por um bom resultado. A ACE era a primeira bateria e logo partimos pro briefing e pro sorteio, sem o líder da categoria. Por capricho do destino Felipe Prado não ouviu seu despertador na manhã de domingo e fomos para a pista com um a menos. Um a menos porque Arthur Vargas entraria na pista apenas para pontuar, já que quebrou um pé devido ao excesso de peso. Desejo aqui sucesso na recuperação do meu amigo e que a cirurgia de redução estomacal dê resultado.
Começa o esperado bingo que seria o sorteio e me aparece o 6. Diziam que era um dos melhores karts da pista, mas uma verdadeira batedeira nas curvas. Fui ainda mais confiante de que podia morder um pódio talvez. Mas durante todo o qualify figurei apenas entre quinto e sexto e acabei terminando mesmo em sexto. Fiquei um pouco insatisfeito, mas quando vi os karts que estavam na frente logo entendi tudo. A pole era do Gustavo Taveira com o 7, o segundo lugar com o Chico no 1 e o terceiro com o Taylor no 12. Realmente havia uma diferença entre karts, mas completamente aceitável. Esses três karts foram favoritos em todas as baterias até o fim do dia. Parti pra largada com o Abel na minha frente e Henrique logo atrás. Pela posição em que me encontrava sabia que perderia a posição pro Henrique logo na largada se não fizesse algo. Larguei já fechando a porta e percebi que o Henrique não parou, também não pararia e seguiria no meu traçado já que a preferência ainda era minha. Muito perto da pilastra ele recolheu e evitou ficar preso. Vargas completou sua primeira volta e abandonou a prova, conquistando preciosos dois pontos para que ele não precise se preocupar com rebaixamento no futuro. Após esse começo conturbado o pelotão da frente abriu consideravelmente e logo à minha frente ainda via o Abel no kart 9. Sabia que o 6 era mais kart e comecei a correr atrás. Antes mesmo de eu me aproximar Taylor no 12 e Pré no 10 se distanciaram do Abel e eu sabia que minha luta seria com ele. Após suportar um sufoco do Henrique nas voltas iniciais pude me dedicar à caça e tirava aos poucos a diferença. No meio da corrida comecei a me sentir muito cansado e pensei que não conseguiria. Pra minha sorte Abel se cansou mais do que eu e ainda assim eu estava chegando, mas o perigo era a aproximação do Henrique. Sabia que teria que dar um bote certeiro no Abel para não me complicar. Cheguei sem nenhum alarde a me aproveitei do fato de ter mais motor e da bobeada do Abel na tomada da penúltima curva para dar o bote. Foi do jeito que eu queria, sem perder tempo. Achava que conseguiria me distanciar, mas me enganei. O cansaço bateu mais forte e passei a ser seguido de perto agora pelos dois. Foram umas 10 voltas de muita pressão e eu rezando pela bandeira branca. Na última volta Henrique ainda passou o Abel e consegui a distância que tanto queria antes. Levei o kart até a quadriculada ciente de que fiz o máximo que podia com as combinações kart/piloto que tinhamos na pista. O quinto lugar ainda não foi o suficiente pra me tirar do último lugar na classificação, mas serviu para mostrar que correrei atrá do prejuízo causado por aquele décimo lugar. Que venha o Point e eu possa sair dessa incômoda posição de rebaixado.

sábado, 14 de maio de 2011

Como nasceu o grupo: CIK

O "Como nasceu o grupo" de hoje conta a história do CIK, um dos mais tradicionais grupos de kart indoor do Rio de Janeiro. Quase pioneiro (acho que atualmente perdem apenas para o BV como grupo mais antigo), o CIK tem papel relevante na história do kartismo carioca, com a passagem de muitas feras por lá. Ainda tive a grata surpresa de descobrir que sou colega de trabalho de alguns participantes e do presidente Carlos Barbosa, que trabalharam comigo na Petrobras, esse mundo de empresa. Agradeço ao Carlos Barbosa por ter me enviado esse ótimo relato que exporei abaixo. Ele captou o espirito da série e mandou um texto perfeito e completo.Reparem na tentativa do grupo de manter o tradicionalismo e simplicidade na organização, sem pretenções megalomaníacas e priorizando sempre a diversão, que ao meu ver deve ser o primordial no kart indoor. Segue o relato:
Dentro do atual contexto do Kart Indoor, o CiK (Campeonato Interativo de Kart) já conquistou o seu espaço, por suas características específicas.
O Campeonato não é novo. Iniciado em 1998, já está em sua 19ª edição. Começou na forma de um campeonato entre os amigos da área de informática da Petrobras, foi crescendo e englobando pilotos de outras áreas para, por fim, extrapolar os limites da Petrobras. Até hoje já foram realizadas 199 etapas e 667 baterias, conforme a tabela abaixo:


Campeonato
Provas
Baterias
Participantes
Ano
Semestre
8
8
11
1998
1o
10
25
24
1998
2o
8
21
24
1999
1o
8
22
22
1999
2o
9
22
33
2000
1o
10
27
32
2000
2o
10
28
35
2001
1o
10
32
42
2001
2o
10
28
41
2002
1o
10º
9
17
35
2002
2o
11º
10
26
59
2003

12º
11
49
102
2004

13º
12
60
101
2005

14º
12
57
97
2006

15º
13
51
100
2007

16º
14
68
130
2008

17º
16
61
115
2009

18º
15
49
114
2010

19º
4
16

2011

Total
199
667




No inicio, o campeonato era semestral, o que se manteve até 2002. A partir de 2003, foi adotado um calendário anual, além de uma série de medidas copiadas, sem vergonha nenhuma, do BV (grupo mais antigo do RJ e nosso parceiro nas etapas fora da cidade do Rio de Janeiro), com destaque para as premiações, com medalhas e troféus, nas corridas e no campeonato.
Nossa filosofia é a manutenção de um clima informal, onde a rivalidade é superada pela amizade. Sabemos que sempre haverá o piloto que foi favorecido por correr com um kart melhor, e pilotos que renderam abaixo de seu potencial por receberem um kart lento. A lealdade na pista é fundamental.
A Comissão Organizadora entende que a direção de prova é de responsabilidade da estrutura da pista onde estamos realizando a competição. Recusa-se, também, a adotar medidas como o uso de lastro, mesmo sabendo que os pilotos mais leves serão favorecidos.
A razão para isto é manter o campeonato simples e não sobrecarregar a Comissão Organizadora, que já trabalha bastante agendando as provas, convocando os pilotos e providenciando as medalhas e troféus, alimentando as planilhas, montando as baterias e administrando a verba.
Acreditamos que muitos pilotos farão críticas a esta filosofia, mas a maioria entenderá que esta é uma forma saudável de acelerar, evoluir como piloto, fazer amigos e, também, apreciar a evolução dos outros pilotos.
Outra característica nossa é a realização de corridas durante a semana, às 3as feiras. Apenas as etapas fora da cidade do Rio de Janeiro são realizadas aos sábados, por razões óbvias.


FICHA COMPLETA
Nome oficial: CiK (Campeonato Interativo de Kart)
Criação: Janeiro de 1998
Presidente: Carlos Barbosa
Número de integrantes: 36 Efetivos + convidados
Número de etapas ao longo do ano: 15
Site: http://br.groups.yahoo.com/group/CiK/
Comunidade no Orkut: Não possui
Perfil no Orkut: Não possui
Twitter:  Não possui
Perfil no Facebook: Não possui
Grupo no Facebook: Não possui
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Você que organiza uma competição de kart indoor e deseja ter a história do seu grupo contada aqui pode enviar o texto para felmarcel@gmail.com. Utilizem o texto desse post como modelo e envie o máximo de dados que puderem.

Até o próximo Sábado com mais um "Como nasceu o grupo"!



terça-feira, 10 de maio de 2011

1º FÓRUM DE DEBATES POINT KART, SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Recentemente o Point Kart Indoor realizou o primeiro fórum de debates sobre prevenção de acidentes. O evento contou com a participação de representantes de grupos do Rio de Janeiro e de um representante do corpo de bombeiros. Deixo aqui meus parabéns ao Point Kart mais uma vez pela iniciativa demonstrada. Não sei se o que fez com que a iniciativa fosse tomada foi o acidente com o piloto Flavinho Costa no Top Kart Barra em que um vazamento de combustível gerou chamas e queimaduras no corpo do Flavio. O assunto segurança tem sido deixado de lado nos kartódromos e a única coisa em que se pensa na maioria dos casos é na diversão da clientela (só isso mesmo, porque a competição equilibrada já ficou de lado faz tempo) e o lucro dos donos.
Infelizmente não pude comparecer ao fórum pois estava trabalhando, mas os assuntos levantados chamaram bastante a minha atenção. Me considero um fissurado por segurança, justamente por trabalhar em uma empresa fissurada por segurança, mas confesso que sempre deixei passar despercebido fatos preocupantes nos kartódromos do Rio de Janeiro. Alguns não possuem extintor de incêndio, o que é um absurdo se pensarmos no fato de que é realmente simples um incêndio acontecer em um motor. No caso do Flavinho Costa um extintor de CO2 ajudaria bastante e poderia amenizar bastante os ferimentos sofridos pelo piloto. Funcionários do kartódromo também deveriam ser treinados para que qualquer emergência possa ser controlada por pessoas capacitadas no menor tempo possível. Outro dado bastante importante levantado foi o de que em caso de queimaduras na cidade o ferido deve ser levado preferencialmente ao hospital do Andaraí, o mais habilitado na cidade para tais sinistros. 
O Point Kart não só levantou a ideia e realizou o fórum como também foi o primeiro a tomar as atitudes necessárias. Ivsom Marques encaminhou dias após o fórum as medidas preventivas tomadas pelo kartódromotais como instalação de extintores de CO2 e pó químico, sinalização de localização dos extintores, instalação de sprinklers de acionamento automático e compra de tesoura cirurgica para cortar tecidos em caso de queimaduras no corpo.
O nosso papel nessa história toda é cobrar dos kartódromos condições básicas de segurança. Somos representantes de grupos e seus principais clientes. Podemos unir nossas vozes e fazer com que o esforço do Point Kart não seja em vão.

sábado, 7 de maio de 2011

Como nasceu o grupo: BondKart

O como nasceu o grupo de hoje é do BondKart. Um dos grandes grupos do Rio de Janeiro e outro revelador de talentos. Está no hall dos clubes que você vê camisas desfilando por aí. O trabalho de divulgação do Newton Chan, presidente do grupo, é muito bem feito! O relato sobre a história do BondKart foi retirado de um e-mail enviado pelo Newton a mim, mas o mesmo me enviou um comentário exclusivo por e-mail assim que tive a ideia de fazer a série. Segundo ele, tudo começou quando trabalhava no Downtown e para não pagar estacionamento (que sempre foi um assalto nos shoppings) parava o carro no Extra 24h, já que na época era de graça. Com isso, ele pode acompanhar as obras que originaram o Top Kart Barra, que foi tema deste blog essa semana devido às atuais condições. A partir daí foi só convidar os amigos e começar o que viria a ser o BondKart. Confira abaixo a história contada pelo Newton Chan.

Considero que o BondKart teve duas origens. Uma, a oficial, quando o campeonato era restrito aos funcionários do Bondfaro.com (2005) e outra em 2008, quando o BondKart adotou o modelo que tem hoje.
A primeira começou como já mencionado no seu site, quando estacionava no Extra Barra e notei umas obras por lá. No começo, não dei muita atenção, mas achei estranho que ao invés de uma parede, era uma mureta que estava sendo construída. Então perguntei e era um kartódromo !!! 
Não perdi tempo e puxei o assunto com o pessoal do trabalho. Demorou um pouco, e só em Abril marcamos. Seria o começo do BondKart, se eu não tivesse passado mal justo no dia marcado. Como eu era o organizador, ninguém se sentiu motivado a correr. Então, no mês seguinte, Maio, marquei a data. Então no dia 27 de Maio de 2005, fomos correr. A empolgação dos que correram foi tanta, que logo depois, surgiu a ideia de fazer um campeonato. Nascia então o BondKart, o campeonato de kart do Bondfaro.com.
Durante duas temporadas (2005 e 2006), o campeonato era exclusivo do Bondfaro. Contudo, já em 2006, o número de participantes estava diminuindo. Em 2007, chamei meu irmão e o primo do meu sobrinho, que chamou seus amigos e fizemos dois campeonatos, um ainda com o pessoal do Bondfaro e outro com os "amigos". Com minha saída da empresa no meio 2007, o campeonato interno terminou, ficando apenas o de amigos.
No final do ano, cheguei a pensar em encerrar o campeonato, mas me lembrei de um e-mail do site Velocidade Total e decidi continuar em 2008. Perguntei a um amigo como fazer o site para ficar bem colocado no google e também coloquei um anúncio no Velocidade Total, que o campeonato estava começando. Foi em Janeiro, quando a maioria dos campeonatos está em "recesso".
Assim, em Janeiro de 2008, começa a "novo" o BondKart. Lembro que na primeira etapa, tivemos 14 pilotos, o que foi um recorde na época. Estava acostumado a correr em média seis pilotos e 2008, tive que até mudar o regulamento face a "grande" quantidade de pilotos. E foi uma bola de neve. Mais e mais inscritos. De 14 no começo do ano, fechamos 2008 com 49 inscritos, apesar de nem todos correrem ao mesmo tempo. O BondKart cresceu numa proporção que nem eu imaginava.
O grupo era bem diversificado. Tínhamos pilotos conhecidíssimos a pilotos que tinham acabado de começar a correr de kart. Todos correndo praticamente juntos (só não totalmente, porque o máximo era de 12 karts).  Éramos vistos com desconfiança, pois o grupo era bem heterogêneo, tinha tudo para dar problemas. Lembro até a longuíssima conversa (mais de 1 hora) que tive o Marco Antônio (um dos sócios do finado e saudoso Kartódromo Premium) em relação ao medo dele de um grupo tão heterogêneo correr, na época, com os novos e potentes karts de 9HP ! A muito custo, consegui convence-lo a deixar nós corrermos. E no final da etapa, o próprio Marco veio nos cumprimentar, elogiando bastante o excelente comportamento dos pilotos. Nenhum acidente grave, nenhum incidente. Só disputas limpas.
E o resto todos já conhecem. É legal "tomar conta" de um dos grupos de kart mais conhecidos do Rio de Janeiro. E até hoje, mesmo com o grupo com um nível maior de competição, conseguimos manter o mesmo espírito do começo do grupo ... Diversão em 1º luga!

FICHA COMPLETA

Nome oficial: BondKart
Data de criação: 27 de maio de 2005
Presidente: Newton Chan
Número de integrantes: 60
Número de etapas ao longo do ano: 12
Twitter: @bondkart
Perfil no Facebook: BondKart Campeonato de Kart
Grupo no Facebook: não possui
E-mail: contato@bondkart.com.br

Você que organiza uma competição de kart indoor e deseja ter a história do seu grupo contada aqui pode enviar o texto para felmarcel@gmail.com. Utilizem o texto desse post como modelo e envie o máximo de dados que puderem.

Até o próximo Sábado com mais um "Como nasceu o grupo"!